Site revela dona da voz do Siri, assistente virtual do iPhone

A dubladora Susan Bennett, de Atlanta, resolveu se revelar após dois anos de anonimato

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos dois anos, sua voz tem sido utilizada por milhões de pessoas e até ridicularizada com perguntas incabíveis de usuários. O que todos eles nem imaginavam é que a voz virtual do iPhone, o Siri, lançado em outubro de 2011, é na verdade uma voz real de uma mulher.

Segundo revelou o site da CNN, a dona da voz virtual é Susan Bennett, que vive no subúrbio de Atlanta, nos Estados Unidos. Susan afirmou à rede que começou como dubladora em 1970 e hoje ela pode ser ouvida em diversas partes do mundo em sistemas de telefonia ou até nos dispositivos GPS, guiando seus usuários.

Mesmo com grandes trabalhos, a identidade de Susan permaneceu anônima até este momento. Mas, uma publicação de um vídeo no The Verge, no qual anunciava um falso dublador da tecnologia, motivou Susan a contar seu segredo. “Eu não tinha certeza se eu queria notoriedade. Mas este vídeo foi publicado e parecia que todo mundo estava querendo saber quem tinha a voz do Siri e, então, eu topei.”

É mesmo sua voz?
A Apple não confirmou à CNN sobre a voz de Susan. Mas, um especialista em perícia de áudio, com 30 anos de experiência em pesquisas sobre voz, afirmou que a voz virtual é realmente da dubladora.

Segundo a norte-americana, sua passagem pelos sistemas operacionais da Apple começou em 2005, quando uma empresa de software, ScanSoft, estava à procura de uma voz para um novo projeto. Uma parceira da empresa em Atlanta apresentou a dubladora, que já assinou contrato oferecendo sua voz para as gravações que seriam utilizadas em um banco de dados para a construção de falas.

Durante quatro horas por dia, Susan tinha gravado frases sem saber exatamente para o que serviriam. “Algumas pessoas podem ler por horas sem problema. Eu fico extremamente entediada… Então fiz algumas pausas. Essa é uma das razões pelas quais o Siri pode, algumas vezes, soar com um pouco de atitude”, disse a dubladora à CNN. “Essas frases podem ter sido gravadas nos últimos 15 minutos dessas quatro horas diárias.”

Continua depois da publicidade

A surpresa chegou seis anos depois, com o lançamento do iPhone 4S, o primeiro a utilizar a tecnologia. Susan ainda não tinha comprado o dispositivo, mas seus amigos já reconheceram a voz instantaneamente. “Um colega me mandou um e-mail que dizia: ‘ei, nós compramos esse novo smartphone da Apple. Essa voz não é sua?’”.

Confira abaixo o vídeo da CNN com Susan Bennett: