Site ajuda mochileiros a programar passeios e hospedagem pelo Brasil

Página reúne dicas que para a preparação do roteiro, a escolha do destino e a hospedagem 

Weruska Goeking

Mulher fotografa belezas naturais do Rio de Janeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Sair em um mochilão pelo país pode ficar muito mais simples e seguro quando o viajante está munido de informações sobre o destino. Dentre os vários sites que podem disponibilizar esses dados, uma opção é o site “Viaje Legal”, lançado pelo governo federal, e que reúne dicas para facilitar a viagem de quem quer andar pelo Brasil só com uma mochila nas costas.

A página traz informações desde a preparação para a viagem até a partida. Uma das orientações é quanto à documentação necessária para o embarque em aviões, ônibus e navios, além dos cuidados que o viajante deve ter na hora de comprar os bilhetes, e com a bagagem.

Os mochileiros ainda podem acessar dicas sobre a prevenção de doenças durante a viagem. Uma das principais preocupações atuais é com a dengue, a zika e a chikungunya.

Continua depois da publicidade

Na página, os viajantes ainda encontram dicas práticas para evitar problemas, como a voltagem da corrente elétrica de cada estado do País e uma lista com telefones úteis para os turistas.

Hospedagem
Uma das opções de hospedagem mais procuradas pelos mochileiros são os hostels. Para obter descontos nesses locais, o turista pode tirar a Carteira de Viajante Alberguista (HI Pass). O documento tem validade internacional. A emissão é feita pela internet, ao custo de R$ 40, e vale em mais de mil hostels espalhados pelo país.

Segundo a Federação Brasileira de Albergues de Juventude, os hóspedes de hostels têm perfil diferente dos que procuram meios de hospedagem tradicionais: são jovens entre 21 e 28 anos, universitários ou recém-formados, que buscam, sobretudo, intercâmbio cultural, troca de experiências e valores como liberdade, confraternização, paz e respeito.

Continua depois da publicidade

O site também traz dicas para escolha de destinos. As opções estão distribuídas em categorias como turismo de aventura, de esportes, variedades gastronômicas e culturais, além das melhores praias do litoral brasileiro.