Setor de eletrônicos teve seu pior desempenho do Plano Real em 2002

Setor esperava crescer, mas acabou fechando ano com queda de 1,95% devido à retração de 33% nas vendas de dezembro

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de um ano bastante ruim como foi o caso de 2001, a maioria dos setores da economia brasileira estava otimista com relação a 2002. Afinal o que poderia ser pior do que a combinação de Crise na Argentina, Racionamento de Energia e Atentados Terroristas?

Até a metade do ano a situação da economia parecia estar realmente melhorando, tanto é que os juros chegaram a cair para 18% ao ano, mas bastou chegar o segundo semestre, que a incerteza com relação ao cenário eleitoral, prejudicou o desempenho da economia, atrapalhando as vendas do comércio como um todo.

Pior ano desde 1994

Um dos setores mais afetados, sem dúvida, foi o de eletrônicos, que já havia sido bastante prejudicado no ano anterior devido ao racionamento de energia. Como o valor agregado dos produtos eletrônicos é mais alto, a combinação de forte aumento dos juros e queda do poder aquisitivo que aconteceu em 2002, acabou prejudicando significativamente as vendas.

Até o final de novembro, o setor ainda acreditava que poderia fechar o ano de 2002 com um aumento de 1% no número de unidades vendidas em relação ao ano anterior. Contudo, um desempenho muito fraco no último mês do ano acabou levando o setor a fechar 2002 com uma queda de 1,95% no número de unidades vendidas em relação a 2001.

Com base nos dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), o total de unidades vendidas ficou em 31 milhões no ano passado, o pior desempenho do setor desde 1994, quando foi introduzido o Plano Real. A afirmação foi feita pelo presidente da Eletros, Paul Saab.

Vendas caíram 33% em dezembro

Desta forma, a Eletros informou que as vendas de eletrônicos em dezembro caíram pouco menos de 33% em relação ao volume vendido no mês de novembro. Ainda que menos intensa, a queda nas vendas de dezembro em relação ao mesmo período em 2001 ficou em 14,54%. Confirmando que para o setor, o Natal de 2002 foi o pior dos últimos anos.

Continua depois da publicidade

Não houve exceções no setor, com todos os produtos registrando um desempenho acumulado negativo no ano. Segundo a Eletros, as vendas de produtos de linha branca (geladeira, fogão, microondas, máquina de lavar e secar roupa), caíram 2,65% em comparação a 2001.

Em seguida ficaram os aparelhos portáteis, como por exemplo, os utensílios domésticos, os telefones e informática, cuja queda foi de 2,31%. Por último, a linha marrom (TVs e aparelhos de som) registrou queda de 0,83%.

O presidente da Eletros lembrou que o novo governo não deve se esquecer do setor produtivo, pois o bom desempenho da indústria pode contribuir para a geração de empregos e aumento da arrecadação do Governo. Apesar do fraco desempenho do setor no ano passado, o executivo confirmou que os planos de investimento do setor devem ser mantidos, principalmente nas áreas mais novas como a da TV digital.