Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo: veja como assistir ao jogo e torcer — mesmo estando na firma

Brasil pisará hoje no gramado do Estádio Lusail para iniciar sua campanha pelo inédito hexacampeonato. E o primeiro desafio é a Sérvia.

Equipe InfoMoney

Atacante Neymar na Seleção Brasileira de Futebol

O grande dia chegou. Às 16h (horário de Brasília), o Brasil pisará no gramado do Estádio Lusail, no Catar, para iniciar sua campanha pelo inédito hexacampeonato. E o primeiro desafio é a Sérvia.

Conteúdo XP

Peça o melhor cartão de crédito do Brasil e tenha acesso à Salas vip e Investback nas compras

A Copa do Catar começou no dia 20 e, nos três primeiros dias de bola rolando, algumas “zebras” já marcaram o Mundial, como a vitória da Arábia Saudita sobre a Argentina, de Messi; e o Japão colocando a Alemanha no “chinelo”.

Favorita ao título da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira não quer entrar no grupo dos azarados e, para isso, tem uma série de talentos ofensivos à sua disposição.

O técnico Tite, que vem escondendo a escalação, montou um time com um ataque formado por Vinícius Jr., Raphinha, Richarlison e Neymar, que pode superar Pelé como o maior artilheiro do país em todos os tempos se marcar mais três gols para somar à sua contagem atual de 75.

À imprensa, nesta quarta-feira (23), o comandante afirmou que lidar com a pressão deve ser natural para os jogadores da seleção. E ressaltou: o Brasil não tem problemas de ser o favorito.

“O Tostão fala isso, que é bom sonhar, então sonhamos fazer uma grande Copa e ser campeão. E se não for, fazer o melhor. Um só vai ser campeão, mas temos a sensatez e a naturalidade que outras grandes seleções buscam este patamar.”

Sérvia não vai abaixar a cabeça

O treinador da Sérvia, Dragan Stojkovic, reconhece que terá um grande desafio nesta quinta, mas prometeu que a equipe não vai abaixar a cabeça diante dos brasileiros.

“O Brasil é uma grande equipe, uma das melhores do mundo. Para mim eles têm uma geração de ouro no momento e espero um jogo muito difícil. O jogo começa com 0 x 0, temos uma chance de vencer e não temos medo de ninguém, nem mesmo do Brasil”, afirmou.

Stojkovic acrescentou, no entanto, que a Sérvia teve “muito azar” ao ser sorteada no mesmo grupo que Brasil, Suíça e Camarões. O time do Leste Europeu está contando com a disponibilidade do artilheiro Aleksandar Mitrovic depois de ter sofrido uma lesão no tornozelo. “A boa notícia é que ele não está sentindo dor onde sofreu uma lesão”, disse Stojkovic.

O desafio de ‘trabalhar e torcer’

Todos os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Catar ocorrerão em horário comercial por aqui — nesta quinta, o jogo terá início às 16h; a segunda partida, contra a Suíça, será às 13h. O terceiro jogo da fase de grupos, contra Camarões, será às 16h (horário de Brasília).

Muita gente estará no trabalho quando a bola começar a rolar. É certo que muitas companhias terão mais flexibilidade ao longo dos jogos do Brasil, mas os patrões poderão manter a rotina que quiser, inclusive, sem paradas.

Reportagem do InfoMoney ouviu especialistas em direito trabalhista e consultores de RH para ajudar você, que vai assistir ao jogo provalvelmente ao lado da chefia a não cometer nenhum deslize. Se você for liberado, mas precisa voltar ao trabalho após a partida, faça isso. Por lei, os empregadores podem aplicar sanções, que vão de advertência a demissão, contra os funcionários que descumprirem as regras internas durante a Copa do Mundo.

Torcedores veem jogo da Seleção Brasileira

Precisa de uma agência bancária hoje?

O funcionamento das agências bancárias hoje vai sofrer alterações, por causa da partida da Seleção Brasileira. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o serviço presencial dos bancos vai operar da seguinte maneira nesta quinta:

• Nos estados com horário igual ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 9h às 14h;
• Nos estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 13h;
• Nos estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 7h às 12h.

Quando serão os jogos do Brasil na fase de grupos?

A Copa começa com uma fase de grupos, com 32 times. Essa fase vai de 20 de novembro a 2 de dezembro e, ao longo dela, há até quatro partidas por dia, em horários escalonados: às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h (de Brasília). Os jogos da Seleção Brasileira seguirão este calendário:

Data  Jogos  Horário
24/11 Brasil x Sérvia 16h
28/11 Brasil x Suíça 13h
2/12 Brasil x Camarões 16h
5 ou 6/12 Oitavas-de-final 16h
9 ou 10/12 Quartas-de-final 12h
13 ou 14/12 Semifinal 16h
17/12 Terceiro lugar 12h
18/12 Final 12h

Quando começa a fase ‘mata-mata’?

Apenas 16 equipes passarão para as fases eliminatórias, conhecidas como “mata-mata”: oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal, e final. Cada equipe joga apenas uma vez em cada fase, sendo que a vencedora segue em frente, e a perdedora volta para casa.

Em caso de empate, o jogo vai para prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Se não desempatar, a decisão é nos pênaltis. Anote as datas:

Onde assistir aos jogos da Copa?

A Globo detém os direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2022 tanto na TV aberta quanto na TV fechada, com os canais SporTV (SporTV, SporTV 2 e SporTV 3). Para acompanhar os jogos pelo SporTV, porém, é necessário ser assinante do pacote Globoplay + canais ao vivo, ou de uma das operadoras de distribuição parceiras do SporTV: DirecTV Go, Vivo Play, Oi Play e Claro TV+.

Mas também é possível assistir ao torneio de graça pela web. Este ano, a Globo não tem exclusividade na transmissão pela internet, portanto, outras plataformas de streaming e de IPTV também podem cobrir a Copa. Mas também é possível acessar à transmissão da emissora gratuitamente pelo Globoplay: não precisa assinar a plataforma, basta fazer uma conta nela.

(Com informações da Reuters)