Segurança? Brasil tem menor índice de aprovação em compras digitais da América Latina

Levantamento mostra que compras presenciais no Brasil têm o maior índice de autorização na região  

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – Cerca de 20% das operações eletrônicas com cartões de crédito no Brasil são barradas, de acordo com levantamento enviado pela Visa ao InfoMoney. É o menor índice de aprovação de toda a América Latina.

O estudo destacou também que apenas 3 a cada 100 transações com pagamento presencial são barradas, maior índice de autorização na região. Isso mostra que existe uma vulnerabilidade muito maior para os brasileiros no ambiente eletrônico do que no físico.

“Isso acontece graças à rápida implementação do chip nos cartões, que reduziu as fraudes nas transações presenciais em níveis muito baixos e fez com que o fraudador migrasse para o ambiente online”, conta Rodrigo Santoro, diretor da Visa Perfomance Solutions.

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Para ele, trata-se de uma oportunidade para o setor no aumento de relacionamento com os portadores de cartão, “aperfeiçoando as autorizações de transações online e melhorando a experiência de compras”. “Quando avaliamos mercados mais maduros, a diferença de performance de autorizações nas compras online ou no mundo físico não são tão significativas ”, avalia o executivo.

Outra pesquisa, realizada pela ACI Worldwide, empresa que produz sistemas de prevenção a fraudes bancárias e lavagem de dinheiro, mostra que 49% dos consumidores brasileiros foram vítimas de fraudes com cartões de crédito, débito e pré-pagos nos últimos cinco anos. Isso tem relação com essa menor proteção no ambiente eletrônico.

Além das tentativas de fraude, as recusas de autorizações de crédito podem acontecer por vários motivos que vão desde operações de alto risco e limites de crédito até problemas operacionais. Para evitar esse tipo de transtorno, empresas oferecem tecnologias como a tokenização e outras formas de autenticação pessoal, passando ainda por ferramentas da CyberSource que munem bancos, estabelecimentos comerciais e toda a cadeia com recomendações práticas, incluindo algoritmos de risco, análise de falhas no processo, melhores práticas e padrões de referências do setor.

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Direitos do consumidor

Vale dizer que, caso seja vítima de fraude no ambiente eletrônico de pagamento, o consumidor tem direito de solicitar a suspensão de eventuais compras feitas indevidamente, além de receber valores cobrados a mais em dobro.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney