Publicidade
SÃO PAULO – O Second Life Brasil registrou no mês de outubro o menor número de usuários residenciais desde o seu lançamento, em fevereiro de 2007, com uma quantia inferior a 50 mil pessoas utilizando o aplicativo.
Desde sua inauguração, a rede de relacionamentos sempre apresentou baixo número de usuários ativos, tendo o seu pico em maio, quando foram registrados 167 mil.
Número variou todos os meses
De acordo com dados do Ibope/NetRatings, além de maio, fevereiro também foi um mês em que o aplicativo registrou uma quantia significativa de acesso, com 129 mil usuários. No mês de março, a audiência residencial teve queda, e foram registradas 74 mil pessoas. Porém, em abril, houve crescimento e 97 mil internautas utilizaram o Second Life.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Já no mês de junho, a quantidade de internautas que utilizaram o aplicativo ficou próxima a 104 mil. Porém, houve uma queda de 50% em julho e nova alta em agosto, quando os usuários voltaram a atingir a marca de 104 mil.
Em setembro, foi registrada uma forte queda e 53 mil usuários, o que significa 0,3% do total de internautas brasileiros com acesso residencial.
Expectativas
A expectativa era de que, até fevereiro de 2008, o número de brasileiros utilizando o Second Life chegasse a 2 milhões.
Continua depois da publicidade
Para José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings, os dados mostram que a maioria dos que navegam no ambiente Second Life abandona após a primeira experiência e não retorna nos meses seguintes.
“Em geral, eles usam vários ambientes de simulação, como os jogos de RPG, que têm o objetivo de pontuação e de puro entretenimento”, afirmou.
Ainda de acordo com o analista, a baixa audiência do Second Life pode ser explicada pela recusa de menores de 18 anos, uma vez que as crianças são as que mais possuem afinidade com ambientes virtuais.
Continua depois da publicidade
Audiência nunca passou de 1%
Considerando o número total de internautas no Brasil, aproximadamente 20 milhões, a quantidade de usuários do Second Life representa menos de 1% dos acessos ocorridos no País.
Porém, esse índice também é observado em outros lugares do mundo, como os Estados Unidos. Somente na Espanha, no mês de setembro deste ano, o número de usuários do aplicativo, considerando-se o total de internautas do país, ficou acima de 1%.