Publicidade
SÃO PAULO – A cidade de São Paulo deve receber em breve uma nova rota para os amantes de bicicleta. A prefeitura do município está pintando as faixas da ciclorrota, conhecida como Circuito Cultural do Centro, ainda sem data definitiva para a inauguração.
O circuito passará por pontos históricos, turísticos e culturais do centro antigo da capital, como a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio e a Biblioteca Municipal. O objetivo do projeto é estimular o número de viagens de bicicletas e contribuir para a valorização do Centro Histórico da cidade.
As ciclorrotas são ruas já utilizadas como trajetos de ciclistas que recebem placas e pinturas no chão indicando aos motoristas sobre a presença de ciclistas na região. De acordo com a Prefeitura, os circuitos ciclísticos serão incentivados nos horários onde é permitida a entrada das bicicletas no metrô, facilitando desta forma o acesso a estes pontos. Além, de nestes horários, o movimento de pedestres nos calçadões é reduzido possibilitando um convívio seguro e confortável.
Bicicletas em São Paulo
A implementação das ciclorrotas fazem parte do Plano Cicloviário da SMT (Secretaria Municipal de Transportes) de expandir a infraestrutura para esse tipo de transporte e adotar medidas de educação, para o compartilhamento seguro das ruas entre os veículos motorizados e as bicicletas.
A cidade conta com 180,7 quilômetros destinados às bicicletas, sendo 54,4 km de ciclovias, 67 km de ciclofaixas de lazer, 3,3 km de ciclofaixas definitivas e 58 km rotas de bicicletas.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro