São Paulo e Rio de Janeiro são os destinos mais visitados do Brasil

Segundo estudo, os quatro estados do Sudeste são os que mais enviam e recebem visitantes no País

Publicidade

SÃO PAULO – As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são os destinos mais visitados do Brasil, segundo ranking do Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil, elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)

O estudo também identificou que os quatro estados do Sudeste são os que mais enviam e recebem visitantes no País. A região participa com 40,8% do emissivo e 36,5% do receptivo no universo das 191 milhões de viagens domésticas realizadas em 2011.

Os turistas do Sudeste têm como destino preferencial os próprios estados da região. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo recebem 29% dos viajanetes locais.

Planner InfoMoney

Mantenha suas finanças sob controle neste ano

A segunda região de destino para este grupo é o Nordeste, que recebe 5,2% do fluxo, seguido do Sul, com 3,4%. O Centro-Oeste, com 2,8%, e o Norte, com 0,4%, são os que menos recebem turistas da região Sudeste.

Além do próprio Sudeste, a região que mais envia turistas para os quatro estados são o Nordeste e o Sul, empatados com 2,4% do total. Em seguida, aparecem o Centro-Oeste, com 2% do emissivo, e o Norte, com 0,6%.

“A pesquisa demonstra que, no universo das viagens domésticas, predominam as viagens de curta distância”, explica o diretor de estudos e pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes.