São Paulo, 457 anos: como aproveitar as atrações turísticas da cidade?

Com helicóptero pelo ar, fazendo roteiros a pé, esportes aquáticos na Guarapiranga ou passeios históricos de metrô

Publicidade

SÃO PAULO – O maior centro financeiro do país, São Paulo, é mesmo um lugar recheado de possibilidades. Ao mesmo tempo em que existe um oceano de atividades culturais, como cinema, teatro, música, artes plásticas e exposições, gratuitas ou custando bem caro, a cidade também tem uma variedade gastronômica e uma multiplicidade de estilos e crenças.

Se Nova York é uma cidade que não dorme, parece que São Paulo sofre desse mesmo problema de insônia. Uma coisa é certa: viver a cidade significa viver intensamente todas as coisas que ela oferece para os moradores e também para os visitantes.

Na próxima terça-feira (25), a capital paulista vai ficar mais idosa, ao soprar 457 velinhas. Enquanto alguns paulistanos vão comemorar o feriadão em outros lugares do estado e até do Brasil, aqueles que vão permanecer na cidade podem prestigiar a aniversariante e andar por Sampa como nunca fizeram antes: como turistas!

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pelo ar
Se você já cansou de andar em São Paulo por suas ruas e pelo subsolo, está na hora de curtir a cidade a 150 metros de altura. “Conhecer lugares que são marcos da cidade, além de prazeroso, é uma aula de cultura para todos”, afirma o proprietário da Helimarte, Jorge Bitar Neto. Foi pensando nisso, que essa empresa de táxi aéreo está oferecendo dois pacotes de voos pela cidade.

Voo Panorâmico
Com saída do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, o voo tem duração de 30 minutos.

Entre os pontos turísticos por onde passa, estão Anhembi, Avenida Paulista, Copan, Edifício Itália, Estádio do Pacaembu, Mercadão, Museu do Ipiranga, Parque e Estação da Luz, Ponte Estaiada, Praça da Sé, Prédio do Banespa, Sambódromo, Teatro Municipal, entre tantos outros.

Continua depois da publicidade

Night Air
O passeio começa na sala VIP do hangar no Campo de Marte, onde o casal fica por 30 minutos em um ambiente com vela, música, rosas vermelhas e taças de champanhe. Depois, ambos decolam no helicóptero por 25 minutos, para ver a cidade à noite.

Ao fim do voo, a aeronave pousa em um hotel 5 estrelas e o casal vai para um jantar no restaurante francês P. Verger. Depois, vai para uma suíte com champanhe, chocolate e banho de imersão, e no dia seguinte, o pacote se encerra com um café-da-manhã.

Pela água
Um dos maiores bens naturais que temos no mundo é a água. Apesar de escutarmos que as águas da aniversariante são poluídas, você sabia que existem lugares onde é possível se divertir? No Parque Ecológico Guarapiranga, por exemplo, existem clubes e escolas dos mais variados esportes aquáticos.

Há aulas para quem deseja aprender a velejar, aulas de windsurf ou de Dragon Boat, que consiste em remar uma canoa em forma de dragão oriental ao som das batidas de um tambor posicionado na proa do barco, com capacidade para 22 pessoas. Algumas escolas e empresas nas margens da represa também realizam passeios de barco a partir de R$ 5.

Outra possibilidade de curtir o mundo aquático na cidade de São Paulo é conhecer o maior aquário do Brasil. Dividido em quatro seções – oceanário, água doce, museu paleontológico e vale dos dinossauros –, ele apresenta cerca de três mil animais que o visitante observa através de vitrines acrílicas.

Pela terra
Para os moradores da capital, andar por suas ruas é algo muito rotineiro. Porém, fazer isso todos os dias faz com que eles deixem de apreciar arquiteturas maravilhosas e pontos turísticos, que passam desapercebidos.

Por isso, a prefeitura de São Paulo organizou um programa para aqueles que desejam fazer passeios a pé pelas ruas da cidade. Dentre as opções de roteiro, estão o Centro, a cultura na Avenida Paulista, a cultura oriental na Liberdade, os prédios históricos do Centro, a Rua Oscar Freire e arredores e a Vila Madalena.

Em cada um deles, quem monta o trajeto é você. Para isso, basta entrar no portal da prefeitura (www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/sao-paulo-a-pe), escolher qual roteiro deseja fazer, selecionar as ruas e pontos onde deseja passar e o programa faz um mapa traçando a sua rota.

Por baixo da terra
A maioria dos paulistanos já viajou pelo menos uma vez de metrô. Seja para estudar, seja para trabalhar ou mesmo se divertir, esse transporte é muito usado, pois é um dos mais rápidos. Mas você já imaginou conhecer a história da aniversariante passeando pelas linhas do metrô?

O TurisMetrô é um programa que leva o visitante para conhecer os pontos turísticos da cidade a um baixo custo e de maneira bem divertida. São cinco roteiros diferentes (Luz, Memorial da América Latina, Avenida Paulista, Theatro Municipal e Sé), com guia bilingue e artistas encenando a história da cidade.