Publicidade
SÃO PAULO – A Samsung apresentou nesta quarta-feira seu mais novo topo de linha, o Galaxy S8. O evento de lançamento, que aconteceu em Nova York e em Londres simultaneamente, teve transmissão em tempo real – assista ao vídeo no final deste texto. O aparelho estará nas lojas no dia 21 de abril.
Entre as especificações mais significativas estão o leitor de iris, o reconhecimento facial, a tela “infinita” e a ausência de botão físico na parte dianteira. O novo assistente virtual apresentado pela companhia, que integra todos os apps, também é destaque.
Como é o aparelho
Planner InfoMoney
Mantenha suas finanças sob controle neste ano
Nesta edição do Galaxy, a Samsung apostou em bordas “infinitas”, o que significa que praticamente toda a parte frontal do dispositivo é composta pela tela com bordas curvas nas laterais. Não há mais botão físico na parte de baixo – ele fica por baixo da tela – e a parte traseira é de alumínio, com 5 opções de cores.
Para conseguir essa superfície, a Samsung reorganizou a parte interna do aparelho e tornou os componentes internos menores. A tela HDR tem 0,5 milhão de pixels e permite o uso de mais de um aplicativo ao mesmo tempo.
O smartphone foi apresentado em duas versões, com 5,8 e 6,2 polegadas – S8 e S8+ (plus). Diferentemente do iPhone 7, o Galaxy S8 possui entrada para fones de ouvido normalmente. Ele será, portanto, menos fino que o concorrente.
Continua depois da publicidade
Bixby
O assistente artificial Bixby deve trazer competição à Siri, da Apple, e ao Google Assistant. Ela permite pesquisa em áudio, vídeo, fotos e texto e integra dispositivos da marca. Ele “entende” o que acontece na tela do aparelho em tempo real e há um atalho para seu uso no canto da tela, que pode ser usado em qualquer aplicativo. Apontar a câmera para um monumento histórico é o suficiente para o assistente reconhecê-lo, por exemplo.
Assim como os demais assistentes virtuais, o Bixby reconhece hábitos do usuário para organizar os aplicativos em sua tela inicial, acessível ao deslizar a tela de home para a direita. Há parcerias com marcas como o Google para permitir, por exemplo, que o celular toque uma música do Google Music usando instruções de voz.
Ferramentas
Para a câmera, temos 12 MP com sensor Dual Pixel e Flash LED (traseira), e 8 MP para a dianteira, que também possui foco automático. O processamento multiframe das imagens da câmera principal permite uma combinação de diversas fotos para otimizar a luz e foco de cada imagem.
Resistente a água e poeira, o aparelho contém sensor de batimentos cardíacos, sensor de impressão digital na parte traseira, barômetro e leitor de íris, este último sendo o maior destaque do agora descontinuado Galaxy Note 7. A Samsung também adicionou um reconhecimento facial para desbloqueio.
Continua depois da publicidade
Internamente, o aparelho deve contar com 4 GB de memória RAM com processador de apenas 10 nanômetros, e armazenamento de 64 GB internos, expansível via cartão microsD. Já a bateria é de 3.000 mAh para o S8 e 3.500 para o S8+, com carregamento rápido tanto com fio quanto sem fio.
Serviços
Um aplicativo chamado Samsung Connect permite que o usuário controle dispositivos conectados à distância e une todos os aplicativos do dispositivo em uma tela. A ideia é poder, no futuro, controlar a IOT para controlar objetos inteligentes dentro de casa, como eletrodomésticos, através do celular – um “controle remoto universal para a sua vida”.
Continua depois da publicidade
Novamente, a empresa falou sobre o Samsung Pay, que agora aumentou sua cobertura a aplicativos e passa a usar o escaneamento de íris, além da impressão digital, para permitir pagamentos.
Em termos de saúde, a Samsung anunciou serviços em parceria com empresas da área na Coreia, China e, em breve, nos Estados Unidos. Por meio do Ask-conection, usuários podem fazer perguntas em tempo real a profissionais sobre sua saúde.
Outros dispositivos
Continua depois da publicidade
A Samsung criou ainda, um controle remoto para o Gear VR, que permite ao usuário interagir com o ambiente apresentado nos óculos de realidade virtual da companhia. Isso será usado em jogos, audiovisual e conteúdo de parceiros como o Buzzfeed e o UFC.
Quanto à câmera Gear 360, que cria conteúdo em 360º para reprodução no próprio VR, a companhia lançou uma nova versão também neste evento. Agora, a câmera possui um novo formato e a possibilidade de transmitir conteúdo em tempo real por ferramentas como o Facebook e o Instagram. Não foi divulgada a data de lançamento da câmera nas lojas.
Dex, também apresentado hoje, é um novo gadget que conecta computadores normais ao smartphone. Basta plugar o celular no aparelho que a tela do dispositivo móvel funciona como um desktop. É possível até mesmo usar a ferramenta de desbloqueio facial do celular para desbloquear o computador e acessar os aplicativos na tela grande.
Continua depois da publicidade