Publicidade
SÃO PAULO – A Samsung comunicou a aquisição de parte de uma empresa austríaca – e aparentemente, apenas com a intenção de atrapalhar sua maior rival, a Apple. O segmento de baterias da Magna Steyr foi arrematada para a Samsung poucos dias depois de vazar a notícia de que a empresa e a Apple discutiam a construção de um carro elétrico.
A Samsung, que não esclarece quanto pagou na aquisição, fortalece sua presença no mercado de baterias automotivas, sendo que já provia para a BMW. Mas principalmente, a empresa joga uma pá de cal no prospecto de carros elétricos da Apple serem desenvolvidos no curto prazo.
A Magna Steyr já tinha tecnologias de bateria automotiva bem desenvolvidas, enquanto a Apple terá que desenvolver essas tecnologias sozinha. A Apple discutia a possibilidade de construir o carro elétrico junto com a Magna Steyr, que já produzia carros – com motor de combustão – de marcas como Fiat e Mercedes.
A Magna Steyr também desenha e produz peças para carros elétricos e híbridos. Como a Samsung comprou apenas a parte de baterias da Magna, a Apple pode construir o seu carro elétrico com a empresa austríaca – mas terá de usar tecnologia própria.
O golpe pode fazer com que o carro elétrico da Apple seja atrasado por alguns meses, conforme a empresa tenha que desenvolver a sua tecnologia própria do “coração” do carro. A Apple tem tentado contratar os especialistas em bateria e engenheiros da Samsung recentemente.