Saldo de crédito para financiamento de veículos sobe 14,7% em um ano

Levantamento da Anef mostra que as carteiras de CDC e leasing, juntas, atingiram R$ 197,4 bilhões em agosto

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O crédito para financiamento de veículos avançou em agosto, em relação a igual mês do ano passado, segundo levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), divulgado nesta quarta-feira (5).

O saldo total das carteiras de leasing e CDC (crédito direto ao consumidor) registrou R$ 197,4 bilhões no oitavo mês do ano, uma alta de 14,7%, se comparado ao mesmo período de 2010.

De acordo com a associação, a estimativa é de que a carteira de financiamento alcance um aumento de 10% em 2011, contra o resultado de 2010.

Continua depois da publicidade

O CDC continua sendo o meio mais procurado pelos consumidores, com aumento de 36,5% frente a agosto de 2010. Por outro lado, o leasing apresenta quedas sucessivas e mostra recuo de 35,7% na mesma base comparativa.

Indicadores
Os planos médios de financiamento tiveram relativa estabilidade nos últimos meses. De acordo com a Anef, nos novos contratos, os planos fecharam com média de 42 meses, sendo que o prazo máximo oferecido permaneceu em 60 meses nesse semestre. Já no mesmo período de 2010, o prazo máximo era de 72 meses.

Em relação às taxas médias de juros mensais praticadas pelas associadas da entidade, pode-se observar que a taxa passou de 1,44% em agosto de 2010 para 1,55% no mesmo período deste ano. Em relação ao saldo de inadimplência no CDC de veículos para pessoa física, acima de 90 dias, a taxa foi de 4,2%. “O que confirma a tendência registrada desde o início do ano de aumento de 0,2 ponto percentual a cada mês”, avalia a Anef.