Oferecido por

Rottas acelera expansão na construção civil e deve crescer 65% em lançamentos em 2024

Fundada há 14 anos, construtora atua no Paraná e em Santa Catarina já é uma das 100 maiores do Brasil

MoneyLab

Da esquerda para direita, Diretor Comercial e Marketing Felipe Toledo, CEO Paulo Rafael Folador, Diretor Administrativo-Financeiro Mario Stresser e Diretor de Operações João Felipe Mora
Da esquerda para direita, Diretor Comercial e Marketing Felipe Toledo, CEO Paulo Rafael Folador, Diretor Administrativo-Financeiro Mario Stresser e Diretor de Operações João Felipe Mora

Publicidade

Há 14 anos, quando os engenheiros civis Paulo Rafael Folador e Mario Augusto Stresser se uniram para montar uma construtora no Paraná, eles tinham um sonho grande: queriam em poucos anos atingir a meta de construir 180 unidades habitacionais.

O que, à época, parecia um objetivo ousado acabou se revelando uma meta tímida para um negócio que se transformaria numa das maiores histórias de sucesso do ramo da construção civil. Em pouco mais de uma década, a empresa que criaram, a Rottas Construtora e Incorporadora, já lançou mais de 7.200 unidades, com 4.200 entregues e 3 mil em andamento, e se tornou uma das 100 maiores construtoras do país, segundo o ranking INTEC.

A Rottas está presente no Paraná, com projetos na região metropolitana de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Litoral Paranaense, e há dois anos expandiu sua operação para Santa Catarina, com obras em Joinville e, a partir do segundo semestre, lançamentos também em Jaraguá do Sul e no litoral de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A empresa atua em dois segmentos principais. Começou com obras para o programa Minha Casa, Minha Vida e, a partir de 2019, passou a construir também imóveis de perfil standard, com valor de venda de até R$ 500 mil.

Hoje, cada um representa cerca de 50% do negócio. “Esses mercados se complementam muito bem”, diz Folador, que é CEO da Rottas. “Geralmente, quando um não está muito bem, o outro está melhor e vice-versa.” Em escala menor, a empresa constrói também imóveis num segmento mais premium, lançados com a marca Rottas Prime.

Segundo João Felipe Mora, diretor de Operações, o foco da empresa são obras grandes, com muitas unidades. “Nossa característica é associar qualidade e velocidade. Para ter velocidade, você precisa ter volume. A gente só trabalha com grandes canteiros, com VGV [Valor Geral de Vendas] a partir de R$ 80 milhões”, ele explica. Este ano, a Rottas deve lançar empreendimentos com um valor total de R$ 500 milhões, o que representa um crescimento de 65% em relação a 2023. A meta de vendas é de R$ 400 milhões.

Continua depois da publicidade

Diferenciais competitivos

O sucesso da empresa e o seu crescimento acelerado são frutos de uma série de diferenciais competitivos que vêm marcando a sua trajetória desde o início. Um deles é o rigor na escolha dos terrenos que darão lugar aos empreendimentos.  “Fazemos uma seleção extremamente criteriosa, profissional e metódica”, afirma o CEO. “Estudamos cerca de 100 terrenos para comprar um ou dois.” Hoje, segundo ele, a Rottas possui um estoque de terrenos (landbank) avaliado em R$ 2 bilhões, valor que deve chegar a R$ 3 bilhões até o final do ano.

Construção própria – A qualidade dos projetos e dos imóveis construídos constitui outro diferencial. “A gente entende que fazer bonito e fazer feio dá o mesmo trabalho. O bonito custa um pouquinho mais caro, mas isso reverte em resultados comerciais e em maior satisfação dos clientes”, observa Folador, lembrando que a Rottas investe muito em pesquisas para identificar novas tendências de mercado e entender o que o cliente procura, atendendo seus desejos e necessidades nos detalhes.

Continua depois da publicidade

A qualidade técnica também se sobressai. Em um segmento no qual é comum a incorporadora contratar terceiros para executar suas obras, a Rottas adota o modelo de construção própria, que considera um fator estratégico em seu negócio. “Não terceirizamos a construção civil, fazemos a obra”, enfatiza o CEO.

Certificações – A empresa possui algumas das certificações mais importantes em seu segmento de mercado, incluindo a ISO 9001, o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) nível A, conferido pelo Ministério das Cidades, e os selos Azul, de sustentabilidade ambiental, e NDT 2 (Nível de Desempenho Técnico), ambos concedidos pela Caixa Econômica Federal.

Tecnologia – O uso de tecnologia para melhorar a qualidade e a eficiência de diversas operações da empresa, é um destaque da Rottas. “Fomos uma das primeiras incorporadoras do país a introduzir Inteligência Artificial para agilizar e melhorar o atendimento aos clientes”, diz o diretor de Operações. “Se a pessoa quiser saber, por exemplo, qual é o pé direito de um apartamento, ela só precisa entrar no nosso site e fazer a pergunta. Rapidamente, recebe a resposta gerada por IA.”

Continua depois da publicidade

Credibilidade – O CEO destaca também a credibilidade conquistada junto aos diversos públicos com os quais a empresa se relaciona, incluindo fornecedores, investidores, agentes financeiros e clientes. Entregas no prazo e com as características contratadas são alguns dos fatores que contribuem para esse resultado. “Desde o nosso primeiro projeto”, exemplifica Folador, “a obra entregue sempre ficou exatamente igual à imagem do prospecto”.

Governança – A governança corporativa bem estruturada é outro grande destaque. “Desde sempre, mesmo sendo uma empresa pequena, buscamos nos comportar como empresa grande”, afirma o CEO. A companhia, ele ressalta, é orientada por planos e metas, tem uma estrutura societária robusta, com Sociedade de Propósito Específico (SPE) e dívidas individualizadas por projeto e balanço auditado há seis anos, além de um conselho consultivo

Vendas – Fruto dessa sinergia, outro grande diferencial competitivo é a empresa de vendas própria (House). A Rottas Vendas, foi criada em 2021 e possui mais de 100 associados treinados e alinhados com os objetivos e a cultura da empresa. Com um grande investimento e uma estrutura de mais de 400 m² em Curitiba, a área de vendas possui também sedes em todas as regionais.  “Além do investimento na estrutura da empresa, também focamos muito em gente. Isso permite com que tenhamos sempre novas lideranças alinhadas com a cultura da empresa,” diz Felipe Silveira, Diretor Comercial da Rottas.  “Hoje nosso time representa mais de 60% das nossas vendas, o que dá a empresa muita segurança de continuar lançando”, conclui.

Brilho nos olhos

Em sua jornada de crescimento, a Rottas tem enfrentado alguns desafios importantes. Um deles é a seleção e o desenvolvimento de profissionais talentosos e comprometidos com os valores da empresa. “Pessoas é ao mesmo tempo um desafio e uma fortaleza nossa”, pontua Folador. “Sempre nos preocupamos em contratar bem, em procurar pessoas que sejam parecidas conosco, que tenham brilho nos olhos e queriam fazer a diferença. ”

Para desenvolver seus talentos, a empresa investe em várias ações de treinamento, incluindo programas para engenheiros, trainees, líderes e estagiários. “A formação de gente dentro de casa faz parte do nosso DNA”, observa o CEO. A Rottas emprega mais de 1mil colaboradores, entre diretos e terceirizados.

Outro desafio importante é o financiamento de suas operações. Até aqui, a Rottas vem utilizando linhas de crédito de apoio à produção habitacional oferecidas por instituições financeiras e recursos próprios. Para acelerar o crescimento futuro, estuda também acessar o mercado de capitais.

Instituto Rottas

A companhia vem realizando um trabalho importante também no campo da responsabilidade social, principalmente a partir de 2021, quando criou o Instituto Rottas, para o qual destina 1% do seu lucro. A instituição reformou um campo de futebol no qual realiza um programa de incentivo ao esporte que atende cerca de 200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa, que exige, como contrapartida, que o participante frequente e tenha boas notas na escola, foi destaque neste ano no ciclo de competições conhecido como Taça das Favelas.

O time juvenil formado no projeto venceu o campeonato no Paraná e quatro membros da equipe fizeram parte da seleção paranaense que conquistou o título nacional. “Temos muito orgulho de estarmos ajudando a transformar pessoas através do esporte”, conclui o CEO da empresa.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.