Nova opção

Roku chega ao Brasil com TVs da AOC; veja como funciona o agregador de streamings

Roku TV é um marketplace de streamings

(Giovanna Sutto)

SÃO PAULO – A empresa de software Roku chega ao Brasil nesta terça-feira (21) com a Roku TV, seu sistema operacional integrado a smart TVs. A empresa é bastante conhecida nos EUA pelo seu set-box, concorrente do Google Chromecast ou Apple TV, mas optou por vir ao Brasil apenas com a opção da TV.

Na prática, o sistema operacional da empresa (Roku OS) funciona como um agregador de streamings. Assim, o usuário que comprar um dos modelos de TV da AOC que fazem parte da parceria terá acesso a todas as plataformas, como Netflix, HBO Go, GloboPlay, Amazon Prime, Spotify, Deezer, DAZN, entre outros, no mesmo lugar direto na televisão. Vale lembrar que isso não exclui o fato do cliente ter que assinar os produtos para consumir o conteúdo.

“O sistema operacional da Roku conecta o usuário ao conteúdo de streaming que ele quer. Oferecemos praticidade e auxiliamos as empresas de conteúdo a alcançarem mais clientes”, afirmou Matthew Anderson, diretor de Marketing da Roku.

PUBLICIDADE

Ele afirma que a empresa aposta que no streaming como a grande tendência do mercado de entretenimento, e fazer parte da cadeia de consumo dessa categoria trará cada vez mais resultados positivos para a empresa.

Televisores disponíveis

Serão dois modelos de TV: um de 32 polegadas que custará R$ 1.199 e um segundo de 43 polegadas que será vendido por R$ 1.599. Por enquanto, as televisões podem ser encontradas nas lojas online da Via Varejo: Casas Bahia, PontoFrio e Extra.com. Em fevereiro, chegam às lojas físicas do grupo no país. Ainda, o consumidor poderá baixar o app gratuito da Roku e utilizá-lo como controle conectado à televisão.

(Giovanna Sutto)

Assim, toda a parte de fabricação e distribuição de televisores fica por conta da AOC no país, já que a Roku não possui essa expertise. Anderson explicou que a escolha dessa fabricante em específico se deve ao fato de que nos EUA a parceria com a TPV, dona da AOC, é bastante consolidada.

A TPV é uma das maiores fabricantes de televisores e monitores do mundo, e também possui licença da Philips na produção de monitor, TVs e áudio.

Além da AOC, a empresa também fechou uma parceria com o GloboPlay, que fez o lançamento de sua nova série original de “drama sobrenatural”, a “Desalma”, também nesta terça-feira (21).

(Giovanna Sutto)

A Roku oferece mais de cinco mil streamings disponíveis na Loja de Canais Roku. O Brasil é o primeiro mercado que a empresa americana entra apenas com o seu sistema operacional.

PUBLICIDADE

Luis Bianchi, diretor de marketing para América Latina, explicou que, por enquanto, a marca não comercializará os set-box no Brasil – opção que era mais esperada do que o sistema operacional. “Achamos que chegar por aqui apenas com a TV seria o caminho mais rápido dos brasileiros nos conhecerem. Quem sabe no futuro”, afirmou.

Dessa maneira, o desafio será atrair os consumidores por meio de preço competitivo e um bom software, já que há outras marcas de smart TVs até mais consolidadas que a AOC e com um chromecast, por exemplo, o cliente poderia ter acesso a um serviço bem similar. Mas a empresa quer oferecer um sistema operacional de qualidade e afirma que esse será o foco no Brasil.

História

A Roku nasceu em 2008 a partir do set-box, que adiciona características de Smart TV a qualquer televisão. Seu fundador, o bilionário Anthony Wood, trabalhava na Netflix com o co-fundador da empresa streaming Reed Hastings.

A empresa abriu seu capital em 2017 na Nasdaq e sua sede fica no Vale do Silício, Califórnia. Hoje, a empresa possui 32,3 milhões de contas ativas e uma média de 8 milhões de espectadores por mês. No acumulado do ano até agora, a empresa acumula alta de 2,26% na bolsa americana, enquanto nos últimos 12 meses apresenta alta de 234,11%.

Além do sistema operacional e do set-box, a empresa também produz soundbars, barra de som que ampliam a capacidade e volume e áudio de televisões.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.