Remédios podem causar alteração no estado do motorista

Até mesmo medicamentos considerados mais simples podem interferir na capacidade dos motoristas e causar acidentes

Publicidade

SÃO PAULO – Medicamento sem prescrição médica, além de causar mal a saúde, pode provocar acidentes no trânsito. Remédios comuns, ingeridos para combater uma simples gripe, por exemplo, interferem na capacidade do motorista de manter o nível de atenção, necessário para dirigir com segurança.

Os antigripais podem causar sonolência em algumas pessoas e, além de aumentar o tempo de reação, podem causar dificuldade de enxergar e até convulsão, como alerta o médico Moise Edmond Seid, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Alerta

A Abramet propõe que sejam impressos símbolos de alerta nas embalagens dos produtos que interferem no ato de dirigir.

O especialista da Associação ainda observa que, se o medicamento for antidepressivo ou antiepilético, os riscos aumentam. “Dirigir sonolento é um grave problema de saúde pública”, alerta Seid, afirmando que o sono é um dos principais causadores de acidentes de trânsito, classificados como a segunda maior causa de morte no País.

Substâncias prejudiciais

Na tabela abaixo, estão algumas substâncias que podem prejudicar o nível de atenção dos motoristas e as principais reações relacionadas a sua ingestão:

Medicamentos Principais Reações
Tranqüilizantes Sonolência e aumento do tempo de reação
Antidepressivos Perda de cognição, dilatação da pupila e dificuldade de visão
Neurolépticos Aumento do tempo de reação, sedação e sonolência
Hipnóticos Sonolência
Antiepiléticos Sonolência e confusão mental
Analgésicos Aumento do tempo de reação
Relaxantes musculares Sonolência e aumento do tempo de reação
Estimulantes Insônia, irritabilidade, agressividade e efeito rebote