Publicidade
SÃO PAULO – Um novo sistema de informações de avisos aos proprietários já deve entrar em vigor, segundo informou a assessoria de imprensa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Na próxima quinta-feira (14), os ministérios de Cidades e da Justiça devem assinar acordo para que a informação sobre a convocação do recall conste no sistema do Renavam (Registro Nacional de Veículos).
Esse acordo é fruto das discussões realizadas em junho na Câmara dos Deputados. A ideia é que caso o proprietário não realize a vistoria quando convocado, a informação dessa falta conste no CRLV do veículo.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
O novo sistema deve estar pronto em até três anos. Contudo, as informações sobre o recall já vão entrar no sistema do Renavam assim que um novo recall for anunciado. “Toda a parte de sistemas do Denatran já está finalizada”, afirmou o órgão, por meio de sua assessoria.
Sistema integrado
No acordo que deve ser assinado na quinta-feira, as montadoras terão papel importante. Elas serão as responsáveis por passar a informação dos recalls aos órgãos de Defesa do Consumidor. E estes deverão passar os dados de quais veículos estão sendo convocados ao Denatran.
A partir daí, o órgão de trânsito cadastrará as informações no sistema e as disponibilizará aos proprietários dos veículos.
Continua depois da publicidade
Venda de usados
Nada vai mudar para aqueles que querem vender o veículo ou comprar um usado. O fato de não ter atendido à convocação não impede o proprietário de vender o veículo. “Esse sistema tem caráter apenas informativo”, ressaltou a assessoria.
Quem for comprar um veículo usado poderá ter acesso à informação sobre os recalls do veículo. Basta entrar no site do Detran (Departamento de Trânsito) do estado onde o veículo foi licenciado e acessar a área na qual é possível averiguar se há pendências de tributos e multas.
Nesse mesmo espaço, haverá um campo a mais, que informará sobre as convocações de recalls e se o proprietário compareceu às vistorias. Para acessar essa área, os interessados devem ter em mãos o número da placa e do Renavam do veículo, assim como é feito hoje.