Reajuste do salário mínimo deve ser divulgado nesta quarta-feira

Segundo Governo, aumento será feito por Medida Provisória e deve ser maior que a inflação de 7% projetada para 2005

Publicidade

SÃO PAULO – Quarta-feira (15) é a data marcada para a divulgação do novo salário mínimo. Segundo a Agência Brasil, o reajuste será feito por meio de Medida Provisória, e seu valor deve ser superior à projeção da inflação de 2005, calculada em 7%.

De acordo com informações do Governo, existem três possibilidades de implementação do reajuste: ser realizado em janeiro do próximo ano, em maio, ou parte num mês e parte no outro.

Déficit municipal

O salário mínimo só não pode ser ampliado de forma mais intensa por causa do rombo na Previdência e da condição financeira de mais de 3,5 mil municípios e alguns estados que não comportam um aumento mais elevado.

Ainda assim, na opinião do líder do Governo na Câmara, deputado Professor Luizinho (PT-SP), o presidente Lula está disposto a “dar reajuste significativo em relação à inflação existente no ano”.

Ainda mantido em segredo, o valor do salário mínimo certamente será inferior aos R$ 320 reivindicados pelas centrais trabalhistas, segundo Professor Luizinho.

Tópicos relacionados