Publicidade
SÃO PAULO – Quando se trata de compras pela internet, a ideia de que as mulheres preferem roupas e sapados é um mito. A maioria delas (74%) quer comprar produtos eletrônicos no e-commerce.
De acordo com um levantamento realizado pelo MercadoLivre e pela OH! Panel, artigos de moda, como roupas, sapatos, cintos, relógios, joias e bijuterias, aparecem como item preferido para 42% das consumidoras.
Para o diretor de Marketplace do MercadoLivre, Leandro Soares, a procura por eletrônicos acompanha a tendência do mercado virtual, mas era antigamente mais atribuída ao público masculino. “O maior uso do e-commerce por elas e o aumento de interesse por artigos eletrônicos demonstram uma mudança no comportamento”, explica.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Veja na tabela a baixo quais são as categorias mais procuradas pelas mulheres na internet. Vale lembrar, que as entrevistadas poderiam escolher mais de uma resposta.
| Quantidade | Produtos |
|---|---|
| Fonte: MercadoLivre | |
| 74% | Eletrônicos |
| 42% | Moda |
| 35,5% | Livros |
| 29% | Artigos para crianças |
| 27% | Artigos para decoração |
Gastos
Quantos aos gastos no e-commerce, a pesquisa revelou que 70% das mulheres gastam entre R$ 100 e R$ 500 por compra, enquanto 26% chegam a investir de R$ 500 a R$ 2 mil. Além disso, 82,5% das brasileiras realizam compras pela internet devido ao acesso a melhores preços e 72% pela economia de tempo.
Atributos como segurança e facilidade de pagamento também são fatores que determinam a compra pela internet, com 73,5% e 63%, respectivamente.