Quase 70% dos brasileiros já realizaram compras pelo celular ou tablet

Segundo os respondentes, o principal motivo para optar por uma compra mobile é a praticidade

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Fazer compras por dispositivos móveis já é realidade para quase 70% dos brasileiros que possuem smartphones ou tablets. Segundo estudo da Pagtel, empresa de pagamentos móveis, e Mobi.life, especializada em dispositivos móveis, em 2013 esse percentual era de 57%.

Entre os entrevistados que já realizaram compras pelo smartphone ou tablet, 60% utilizaram os sites das lojas, 37% compraram por meio de serviços intermediários como PayPal, Buscapé e PagSeguro, 32% utilizaram as lojas de aplicativos, como Google Play e Apple Store, 24% por aplicativos de compra e 10% por SMS.

Segundo os respondentes, o principal motivo para optar por uma compra mobile é a praticidade. “O número de consumidores que aproveitam a comodidade e já confiam na segurança do mobile vem crescendo gradativamente. O dono de loja on-line que quer crescer suas vendas deve se preparar para o m-commerce garantindo a segurança e a configuração especial”, afirma o gerente de negócios da Mobi.life, Fernando Hasil. Entre os produtos considerados mais adequados para compras ou pagamentos móveis estão: ingressos, conteúdos virtuais, eletrônicos e delivery de comida

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mesmo com a ascensão dos dispositivos móveis, o computador ainda é o dispositivo preferido para a realização de compras on-line. Enquanto 92% afirmaram realizar, com alguma frequência, compras por meio de PCs, 26% disseram fazer o mesmo por meio de celulares e 21% por meio de tablets. “As pessoas estão pouco a pouco se acostumando a utilizar o celular para realizar transações financeiras e, da mesma forma que a internet banking ajudou na proliferação do e-commerce, o acesso de bancos por meio de aplicativos móveis irá ajudar na disseminação do m-commerce”, afirma o diretor de produtos e marketing da Pagtel, Felipe Lessa.

O estudo ouviu 480 pessoas entre maio e junho deste ano. Entre os entrevistados, 96% possuem smartphones, 54% já tinham seus próprios tablets e 50% possuem os dois aparelhos.