Além de “O Agente Secreto”: quais filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar?

O Brasil já teve, no total, 22 chances de levar a estatueta dourada

Camila Lutfi

Publicidade

“O Agente Secreto” fez história na última quinta-feira (22) ao acumular quatro indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao Oscar 2026.

O longa, que já rendeu dois Globos de Ouro, agora concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator. O brasileiro Adolpho Veloso também recebeu uma indicação de Melhor Fotografia por “Sonhos de trem”.

A premiação é a mais relevante e famosa do mundo cinematográfico. E, ao longo da história, outras produções brasileiras já concorreram ao Oscar.

Continua depois da publicidade

As indicações ampliam uma trajetória iniciada com força na última temporada de premiações. Há cerca de um ano, “Ainda Estou Aqui” também era indicado a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. O longa fez história ao conquistar o primeiro Oscar do Brasil, por Melhor Filme Internacional.

O Brasil já teve, no total, 22 chances de levar a estatueta dourada, com destaque para a categoria de Melhor Filme Internacional, em que já registrou seis indicações.

A primeira indicação de uma produção brasileira aconteceu em 1963 com “O Pagador de Promessas” à categoria de Melhor Filme Internacional. O filme foi também o primeiro representante da América do Sul no Oscar.

Produções brasileiras que já concorreram ao Oscar