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O BTG Pactual/Banco Pan (BPAC11 e BPAN4) lidera o ranking de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do país no segundo trimestre de 2023, informou o Banco Central nesta terça-feira (25).
O conglomerado teve índice de reclamações de 43,58, com 1.004 registros procedentes, em um universo de 23,036 milhões de clientes. Em segundo lugar, o Bradesco (BBDC4) anotou índice de 30,90 e 3.229 reclamações procedentes, e, em terceiro, o Inter (INBR32) (29,38 e 776 reclamações procedentes).
Como o índice é calculado?
O índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o indicador, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.
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Na lista com as 15 maiores instituições, ainda aparecem:
- o C6 Bank figura quarta posição mais reclamada (índice de 24,13);
- Pagbank-PagSeguro (22,47) na quinta colocação;
- Itaú (20,27) na sexta;
- Santander (7ª, com índice de 18,27);
- Caixa (8ª, índice de 12,51);
- Neon (9ª, com índice de 11,88);
- Votorantim (10ª, com índice de 9,94);
- Mercado Crédito (11ª, com índice de 9,83);
- Banco do Brasil (12ª, com índice de 9,46);
- em 13º, Nubank (7,82);
- Original (7,51), em 14º;
- e Ame Digital em 15º (2,44).