5 prompts para criar e editar imagens por IA com o Nano-Banana, do Google

É importante trazer imagens de referência e ser o mais objetivo possível

Camila Lutfi

Publicidade

O Google lançou o Gemini 2.5 Flash Image, também conhecido pelo codinome Nano-Banana, sua nova plataforma de geração de imagens por inteligência artificial (IA).

Agora, além da Veo3, que produz vídeos curtos com IA generativa, o Nano-Banana promete criar e editar fotos com nível profissional a partir de um prompt — ou seja, um comando — simples.

Superando os níveis já conhecidos de produção imagens com IA, como no ChatGPT, o novo recurso permite, além de criar fotos a partir de referências ou comandos rápidos, a edição de imagens da forma mais real possível.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Por exemplo, o Nano-Banana pode adicionar ou excluir elementos em uma imagem, combinar duas fotos em uma e até mesmo mudar a posição do rosto de uma pessoa se necessário.

Todas as alterações são feitas por meio de um chat, em que o interessado deve apenas enviar qual a mudança que deseja. Os resultados também prometem ser mais rápidos do que de outras ferramentas.

5 prompts para testar a criação de imagens no Google Nano-Banana

A premissa da nova ferramenta é justamente a simplicidade nos prompts com resultados mais próximos do desejado. Ainda assim, é importante trazer imagens de referência e ser o mais objetivo possível para que a IA consiga te compreender.

Continua depois da publicidade

Veja alguns modelos de comandos interessantes para criar ou editar imagens com o Google Nano-Banana.

1. Substituição de objetos

Após enviar a imagem inicial que você deseja editar, experimente enviar no chat o seguinte comando: “Quero editar esta imagem com a substituição do [objeto que deseja mudar] pela imagem que vou enviar em seguida”.

Os resultados podem ser parecidos com este:

Se você não possui uma imagem de referência, pode adaptar o comando para: “Quero editar esta imagem com a substituição do [objeto que deseja mudar] por um [o que deseja adicionar]”. Uma dica interessante é descrever claramente e com detalhes a mudança.

2. Restauração de imagens

Se você possui uma foto antiga que deseja restaurar a qualidade, basta enviar a imagem de referência e adicionar um comando parecido com: “A partir da imagem de referência que enviei, restaure a foto com cores e nitidez, sem alterar a posição das pessoas ou o cenário”.

Nesse caso, se você deseja adicionar uma cor específica à foto, é importante destacar no prompt.

Continua depois da publicidade

3. Junção de imagens

Quer juntar duas ou mais pessoas que não estão no mesmo lugar? É possível montar uma selfie em grupo com aqueles que não estão perto pela ferramenta.

Veja um prompt de referência: “A partir das [número de fotos] imagens que enviarei/enviei, junte as pessoas em uma única foto, como se estivessem tirando uma selfie no cenário [inserir o cenário desejado]”.

4. Mudar a posição ou adicionar elementos

Em edições específicas, a IA pode ajudar na alteração de alguns elementos. Confira os prompts:

Continua depois da publicidade

5. Criar fotos do zero

Apesar do entendimento simples, pedir para uma IA criar uma imagem do zero exige mais detalhes do que simples edições.

Se você já possui um conceito em mente, basta acionar a ferramenta. Vale lembrar que nem todas as referências que você falar para o chat serão atendidas, por isso, é importante enviar as referências desejadas. Veja um prompt:

“Crie uma sequência de imagens cinematográficas de um homem em uma biblioteca, com perspectivas diferentes, mas em todas ele deve estar olhando para baixo”.

Continua depois da publicidade