Você é a favor?

Projeto de lei quer baratear as compras feitas no cartão de crédito no exterior

De autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), o projeto estabelece que as emissoras de cartão de crédito usem uma a PTAX para conversão da moeda para o real

Por  Júlia Miozzo -

SÃO PAULO – Está pronto para ser votado na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado o projeto de lei número 342, de 2017, que propõe que o valor de compras feitas no cartão de crédito no exterior sejam convertidas para o real usando a taxa PTAX, estimada diariamente pelo Banco Central — e mais barata que as taxas usadas pelas emissoras dos cartões.

Autor do projeto, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) argumenta que, hoje, os emissores de cartão de crédito internacional usam uma taxa de câmbio específica para calcular a conversão, normalmente próxima do câmbio turismo, mas que “não é marcada pela transparência”.

“O usuário de cartão de crédito internacional não consegue pesquisar para saber quais os emissores de cartão de crédito que oferecem o menor ágio em relação ao câmbio comercial e após feita compra denominada em moeda externa, ele não tem a opção de escolher outro emissor que ofereça um ágio menor”, escreve o senador no texto do PL.

Bauer ainda cita uma pesquisa do site Melhores Destinos de 2015, que cita que o ágio em relação ao câmbio comercial cobrado pelos emissores de cartão de crédito variou entre 0,3% e 7,3%.

A ideia do projeto, portanto, é de garantir mais transparência para o usuário do cartão de crédito internacional, já que a PTAX, que substituiria as taxas específicas dos emissores de cartão, é calculada diariamente pelo BC a partir dos contratos de câmbio e um número público, ao qual o consumidor tem acesso.

Além de “proteger” o usuário, a taxa PTAX também faria com que o preço final da compra ficasse mais baixo, pois ela se aproxima mais do câmbio comercial do que do turismo – ou seja, é normalmente mais baixa do que o cobrado pelas emissoras.

O relator do projeto na CAE é o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que é favorável pela aprovação do PL. Ainda não foi definida, entretanto, uma data para a sua votação.

Quer realizar a viagem dos seus sonhos? Invista seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos

Compartilhe