Projeto de lei pode deixar compras em dólar no cartão de crédito mais baratas

PL ainda será votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Um novo Projeto de Lei propõe que administradoras de cartão de crédito passem a usar a taxa PTAX, que é divulgada diariamente pelo Banco Central e consiste na média do valor das cotações de dólar ao longo do dia. Essa mudança iria diminuir os custos de conversão do dólar para o real, considerando que atualmente cada operadora decide qual taxa cobrar para compras feitas no exterior.

Geralmente, esse valor é superior ao da taxa de câmbio comercial e próximo da taxa de câmbio turismo, que é sempre mais alta do que o dólar comercial. Paulo Bauer (PSDB-SC), autor do projeto, afirma que não existe e transparência em relação a essas taxas, sendo difícil para o consumidor consultá-las previamente.  A medida nivelaria as taxas deixando mais claro para o cidadão os valores de conversão.

O PL de número 342/2017 será votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário do Senado. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.