Direito do Consumidor

Procon-RJ autua Lojas Americanas por entregar pedra para cliente no lugar de celular

Segundo o órgão de defesa do consumidor, a loja disse que o cancelamento da compra só poderia ser feito no aplicativo

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SÃO PAULO – O Procon-RJ autuou uma unidade das Lojas Americanas, localizada no bairro de Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense, após denúncia de um consumidor que recebeu uma pedra no lugar de um smartphone.

De acordo com informações do órgão de defesa do consumidor, o caso aconteceu no último dia 25 de agosto, quando um cliente, identificado como Nilson Soares, foi para a unidade retirar o pedido feito pelo aplicativo das Lojas Americanas.

O consumidor havia comprado um smartphone da marca Motorola, modelo G8, que custa em média R$ 1.169, mas ao abrir o pacote na presença de funcionários e da gerente do estabelecimento, ele encontrou uma pedra no lugar do aparelho.

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Ainda segundo o relato do Procon, os funcionários e a gerência da loja disseram que o cancelamento da compra com estorno seria válido apenas para compras no aplicativo e não informaram as demais opções previstas na legislação.

Como justificativa, a gerente alegou que a responsabilidade pelo ocorrido era da Americanas.com, com sede em São Paulo. Isso aconteceu mesmo diante do fato de que a loja tinha o produto em estoque.

Cliente recebe pedra no lugar de smartphone. (Divulgação/Procon-RJ)

De acordo com o Procon do Rio de Janeiro, o fato foi confirmado pela gerente da unidade aos fiscais que realizaram a autuação nesta terça-feira (1).

“Acreditávamos que o fornecedor já havia resolvido o problema, mas os fiscais constataram a pendência e lavraram o auto de infração. É importante que o consumidor exija os seus direitos nessa situação, primeiro procurando a empresa, relatando os fatos e exigindo uma solução. E, caso não seja resolvido, procure os órgãos de proteção ao consumidor da sua região, seja para fazer uma reclamação ou uma denúncia”, aconselha Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.

Após ser autuada, a loja fez a entrega do telefone comprado pelo consumidor.

Resposta

Procurada pelo InfoMoney, a rede varejista informou que “entrou em contato com o cliente, esclareceu e solucionou a questão”.

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