Presidente da Anatel diz que mudança em PGO visa também preços menores

Alterações, que passarão por consulta pública na próxima semana, têm objetivo de aumentar competição no setor

Publicidade

SÃO PAULO – As alterações que serão feitas no Plano Geral de Outorgas (PGO), que devem passar por consulta pública na próxima semana, têm como objetivo aumentar a competitividade do setor de telecomunicações, de forma a tornar os serviços melhores e os preços menores.

A afirmação foi feita pelo presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ronaldo Sardenberg, depois de ter sido questionado se as alterações visavam tornar possível a aquisição da Brasil Telecom pela Telefônica Oi.

O plano está sendo estudado desde fevereiro passado e deve ter 30 alterações, inclusive referentes ao sistema de TV a cabo e de internet de alta velocidade (banda larga).

Uma das propostas do PGO é a obrigação de a operadora atuar como concessionária em determinada região, devendo ter autorização para operar nas demais. A mudança é unanimidade entre os conselheiros da Anatel.

PGO versus aquisição

Depois da consulta pública de 30 dias, “em que todo mundo poderá se manifestar”, segundo Sardenberg disse à Agência Brasil, a minuta de alterações será encaminhada ao Ministério das Comunicações e, em seguida, ao Poder Executivo para deliberação.

Já no caso da fusão OI e da Telecom, o presidente da agência explicou que a medida terá que ser referendada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça.

Continua depois da publicidade

Segundo Sardenberg, o que ocorre é que as empresas pequenas de telecomunicações, em todo o mundo, estão passando por processos de fusão para conseguirem lidar com os avanços do setor. São esses avanços que trarão a competitividade ao setor.