Presença da empresa nas redes sociais garante mais menções dos usuários

A situação oposta também é verdadeira. Entre os setores da economia, indústria é que menos utiliza as redes sociais

SÃO PAULO – Preocupadas com a opinião de seus consumidores, as empresas buscam cada vez mais se posicionar no universo on-line.

Um estudo realizado pela Miti Inteligência, empresa de monitoramento de mídias, revela que, quanto maior a presença oficial da empresa na internet, mais aumentam as menções dos usuários sobre ela. A situação oposta também é verdadeira.

Para se chegar a esta conclusão, foram avaliadas empresas de diferentes segmentos da economia brasileira, como da indústria automobilística, do setor aéreo, de eletroeletrônicos, entre outros. No total, foram analisados 28 mil interações de mídias sociais, como Facebook, Twitter e Orkut.

Indústria
Na análise dos setores, a pesquisa revela que as indústrias têm pouca participação nas redes sociais. A gerente de Inteligência e Marketing da Miti Inteligência, Elizangela Grigoletti, explica que estas empresas não têm atuação efetiva nas redes sociais, pois consideram que seu mercado está voltado aos players e não ao consumidor final.

“Entretanto, é fundamental que estas empresas fortaleçam sua imagem junto ao consumidor, pois ele influencia diretamente as ações do varejo e serviços, por exemplo”, acrescenta.

Sem redes sociais
O levantamento indica ainda o caso de uma empresa de cigarros que, mesmo sem participar oficialmente das redes sociais, é mencionada pelos internautas. A estratégia utilizada pela empresa é utilizar seu site institucional para se relacionar com os consumidores e investidores.

Na página da empresa na web, há uma seção dedicada a expor abertamente os malefícios do fumo, além do hábito, abandono do vício e pequisas no desenvolvimento de produtos com menor risco à saúde do fumante.