Prefeitura de São Paulo publica edital de concessão de ônibus; saiba o que vai mudar

Edital prevê a redução de 190 linhas e também da frota de ônibus atuais, mas promete que oferta de assentos será maior 

Júlia Miozzo

Foto Cesar Ogata / SECOM

Publicidade

SÃO PAULO – A prefeitura de São Paulo publicou na madrugada desta terça-feira (24) o edital de concessão dos ônibus da capital, que vai eliminar 190 linhas que hoje circulam pela cidade, número que representa 14% do total, e criar novas 44 linhas. No total, serão 1.193 linhas em circulação.

O edital também prevê a redução do número de ônibus que compõem a frota da cidade: dos atuais 14.457, somente 13.592 veículos continuarão operando. Segundo a prefeitura, ainda assim a cobertura por ônibus da cidade aumentará dos atuais 4.680 para 5.100 quilômetros.

Além disso, ainda que o número de ônibus circulando na cidade diminua, a oferta de assentos ficará maior, disse o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado, ao Bom Dia SP. Com a retirada de alguns ônibus de circulação, os demais viajarão com maior velocidade nos corredores e farão viagens mais curtas, com intervalos menores entre elas, atendendo, assim, mais pessoas. A ideia é “otimizar” o serviço de transporte público.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A prefeitura reforça: “Haverá veículos maiores, o que ampliará a capacidade de transporte dos passageiros. Os atuais 1.033.354 lugares vão aumentar para 1.139.010 lugares, cerca de 10% de crescimento”.

Além disso, o edital ainda cria novas exigências para os ônibus que circulam na cidade, que devem ser substituídos por novos modelos. Esses novos ônibus deverão ser equipados com wi-fi, entrada USB, ar-condicionado, suporte para bicicletas, câmeras de segurança, sistema de acionamento simultâneo para portas, limitador de velocidade, bloqueador de portas (para que elas não sejam abertas em movimento) e painel numérico com indicador de velocidade. Eles também deverão ser totalmente acessíveis.

A concessionária que vencer a licitação ainda se compromete a usar fontes de energia menos poluentes pelos primeiros 10 anos da concessão, cujo prazo é de 20. As emissões de dióxido de carbono deverão ser reduzidas em 50%, as de material particulado em 90% e de óxido de nitrogênio em 80%.

Continua depois da publicidade

O edital ficará aberto para consulta pública até junho deste ano, quando deverão ser entregues as propostas das empresas. 

Invista seu dinheiro da melhor maneira. Clique aqui e abra sua conta da XP