Publicidade
SÃO PAULO – Nem bem o mercado começou a oferecer crédito para compra de carros com pagamento em 72 meses, existe a possibilidade de que esse prazo seja ampliado para 80 ou 84 meses. “À medida que tem uma economia estável, com mais emprego, a chance de inadimplência diminui, o que possibilita a ampliação do tempo para pagamento”, explicou Marcio Ferreira Torres, gerente de análise de crédito da Serasa.
Atualmente, a taxa de juro do financiamento de veículos varia de 0,7% até 2% ao mês. Com a expansão do tempo para pagar, a expectativa é de maiores cobranças. “Ainda não se sabe para quanto deve aumentar, mas com certeza será necessário”, afirmou Torres.
Prazo médio
O prazo médio que as pessoas levam para pagar o carro é de 32 meses. Conforme a Serasa, um terço dos compradores de carros pagam à vista. Em 2000, essa proporção girava em torno de um quinto. “Com a ampliação dos prazos, o que ocorre é que mais pessoas podem comprar um veículo, porque as parcelas cabem no bolso”, adicionou.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Apesar da estabilidade da economia, Torres não acredita que o financiamento será ampliado mais uma vez. “Quando passou para 72 meses, achávamos que havia chegado no limite. Mas não creio que haja mais tempo para esticar acima de 84 meses”, opinou.
Risco
Na avaliação do especialista, maiores prazos para pagamento não são sinônimos de risco para o mercado. Depois de sete anos, adicionou, o auto não está velho, uma vez que foi comprado com quilometragem zero.
Por outro lado, mesmo com um aumento das taxas para ajustar ao novo prazo de financiamento, com a inadimplência em níveis razoáveis, os juros tendem a cair com o passar dos meses. Dessa forma, quem contratar um financiamento hoje arcará com taxas maiores do que se o fizesse daqui a algum tempo, independentemente do prazo financiado.