Praia mais famosa da Tailândia está oficialmente fechada para turistas

Durante 4 meses, Maya Bay ficará em processo de recuperação ambiental

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Mundialmente famosa desde que foi cenário do filme “A Praia”, estrelado por Leonardo DiCaprio, a praia Maya Bay está oficialmente fechada para turistas desde sexta-feira (1). Até o dia 30 de setembro, o local, que padece de excesso de turistas, estará em recuperação ambiental. 

De acordo com a autoridade de turismo da Tailândia (TAT), não será permitida a entrada de barcos pela baía em frente à praia ou a ancoragem em Loh Samah Bay, ambas partes da ilha Ko Phi Phi. 

Turistas poderão observar a praia por entre duas montanhas que formam uma entrada natural ao lago, mas apenas com supervisão estrita das autoridades locais. 

Continua depois da publicidade

Ao longo desses quatro meses, um estudo contínuo avaliará a qualidade do ambiente da costa e das águas. Provavelmente a praia terá temporadas de recuperação periodicamente no futuro, como ocorre em outros pontos turísticos do sudeste asiático. 

Como o turismo é parte importante do PIB da Tailândia, o movimento de fechar a praia mais famosa foi adiado algumas vezes pelo governo. Até o início deste ano, autoridades desmentiam a informação do período de recuperação. 

Vale lembrar que Maya Bay já tinha uma taxa de entrada criada para viabilizar um turismo mais sustentável. Atualmente, ela gira em torno de R$ 40. 

Continua depois da publicidade

Quer investir para fazer a viagem dos seus sonhos? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney