Porto Alegre deverá liderar ranking das capitais digitais do Brasil

Para presidente de Associação, capital se destaca em acesso a internet em locais públicos e centros de capacitação

SÃO PAULO – O futuro ranking das cidades digitais brasileiras, que será identificado pelo primeiro censo do setor, deverá ser liderado por Porto Alegre. Isso é o que considera o diretor-presidente da Procempa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre), André Imar Kulczynski, que também preside a Abemtic (Associação Brasileira de Entidades Municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação).

“Porto Alegre pode ser considerada, entre as capitais brasileiras, uma capital privilegiada nesse aspecto”, afirmou em uma entrevista à Agência Brasil. Para ele, contribui o fato da cidade possuir uma infovia própria e estar coberta por uma rede de wireless.

“Temos 12 torres que permitem a cobertura de toda a cidade. Temos todas as escolas do município em banda larga”, diz. Os postos de saúde da capital gaúcha começarão esse processo neste ano, com o objetivo de chegar em 2010 totalmente integrados.

Internet

Kulczynski também revelou que ambientes públicos de Porto Alegre, como praças e parques, oferecem internet livre e gratuita aos frequentadores. Além disso, ele destaca a presença de centros de capacitação digital, com cursos gratuitos, inclusive para portadores de deficiência, pessoas acima de 60 anos ou maiores de 12 anos.

Segundo ele, a prefeitura pretende elevar a oferta de terminais de auto-atendimento nos centros administrativos e locais públicos para acesso da população, além de ampliar o número de centros de capacitação digital.