Publicidade
SÃO PAULO – O número de usuários de telefonia que foram atendidos com a portabilidade já ultrapassa 1,5 milhão.
De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (9) pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), que administra a portabilidade numérica no Brasil, o número corresponde a 90,8% de eficiência (considerando o período de 01/09/2008 a 30/06/2009).
“A adoção, em maio, do novo processo de atualização de dados cadastrais durante o pedido de migração dos acessos móveis pré-pagos, já começa a mostrar reflexos na eficiência do processo”, analisa o presidente executivo da Associação, José Moreira.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Telefonia móvel e fixa
No total, desde o início da portabilidade, 2,093 milhões de pedidos foram feitos. Das solicitações efetivadas (1,551 milhão), 1,047 milhão, ou 68%, vêm da telefonia móvel, enquanto os fixos respondem por 32% ou 504.208 do total.
Considerando também as solicitações não concluídas, a telefonia móvel responde por 66% dos pedidos, e a fixa por 34%.
Portabilidade
Para poder trocar de operadora sem perder o número, o usuário deve procurar a empresa para a qual gostaria de migrar e fazer a solicitação. Para efetuar a troca é necessário informar dados como o nome completo, o número do documento de identidade e o nome da operadora de onde está saindo. Além disso, também é necessário comprovar a titularidade da linha.
Continua depois da publicidade
Após esse procedimento, a nova empresa deve informar o número de protocolo da solicitação, para que ele possa acompanhar o pedido.