Publicidade
SÃO PAULO – Se o seu plano de saúde está completando um ano, ou então não sofre um reajuste no mesmo período, você pode preparar seu bolso, pois a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador do setor, pode conceder novo reajuste para as operadoras de planos de saúde em maio.
Reajuste acima da inflação
Apesar do percentual de reajuste ainda não ter sido divulgado, as operadoras de planos de saúde estão reivindicando um reajuste médio de 15% nas mensalidades dos planos. Na opinião dos representantes das operadoras, este percentual visa recompor os gastos que tiveram nos últimos 12 meses.
O grande problema é que, com base na maioria dos índices de inflação do país, a inflação no período não ultrapassou os 10%. Desta forma, o reajuste pedido pelas operadoras implica em um ganho em termos reais de 5%, isto é, depois de descontada a inflação, o que certamente não se justifica.
Reajuste não inclui gastos com dengue
Para evitar qualquer dúvida sobre o assunto, a ANS já se pronunciou que no cálculo do percentual de reajuste não pretende incluir os gastos das operadoras com a dengue. Em fevereiro, as operadoras pediram a ANS para reajustarem suas mensalidades diante da epidemia da dengue.
O pedido foi recusado pela ANS, que não considerou a situação como epidemia, e que lembrou, na época, que a única possibilidade de negar um atendimento deste tipo seria se fosse constatado estado de calamidade da doença, o que não chegou a aconetecer no caso da dengue.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro