Pix enfrenta instabilidade generalizada e dificulta transações de clientes em diferentes bancos

Imposssibilidade de envio e recebimento de valores pela ferramenta é um dos problemas identificados nesta quinta (29)

Equipe InfoMoney

Pix no celular (Leo Albertino)

O Pix de diferentes bancos enfrenta, nesta quinta-feira (29), instabilidades que impedem seu funcionamento pleno. Segundo relatos de clientes na internet, o problema é generalizado e já atinge ao menos Nubank, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander e PicPay.

A lista de instituições afetadas foi coletada pela reportagem, a partir de relatos dos usuários no Twitter, rede social que vem concentrando as queixas das pessoas afetadas pelo problema.

Veja algumas reclamações:

“Nubank arruma essa instabilidade no Pix”, disse uma internauta. “E aí, Santander, esse Pix está fora do ar”, reclamou outro cliente da instituição financeira.

“O Pix do Nubank da minha vizinha tá fora do ar e fui testar o meu, que é do Itaú, e deu problema também”, disse outro.

“Nubank, Sofisa e banco Inter foram algumas instituições que apresentaram instabilidade no Pix (no meu caso) e ainda não conseguiram normalizar”, comentou outra cliente. “O Pix está com defeito? Já deu erro no BB e Caixa”, afirmou outro relato.

“PicPay, eu fiz um Pix pra uma conta própria, do Itaú, tem quase 3h e até agora não entrou. Está rolando alguma coisa? Estou realmente precisando que essa transferência aconteça”.

Outro lado

A reportagem do InfoMoney buscou informações das instituições financeiras citadas sobre o problema no Pix (sistema de transação instantânea).

O Banco Central também foi procurado e em nota afirmou que seus sistemas estão “operando normalmente”.

O Santander, em resposta aos seus clientes no Twitter, informou que não havia identificado nenhuma instabilidade em seu canal.

O Itaú, também por meio do Twitter, disse que enfrentava instabilidades na emissão e no recebimento do Pix, e que os problemas identificados já estavam sendo analisados pelo seu corpo técnico.

O banco orientou que os clientes precisam esperar, e que o uso dos serviços do Pix seria mais satisfatório ao final do dia. Em nota, às 15h40, o Itáu esclareceu o processo já foi restabelecido, e será normalizado para todos os clientes o mais rápido possível.

O PicPay, por sua vez,  afirma que houve uma indisponibilidade na “plataforma geral de dados utilizada pelas instituições bancárias, que afetou o processamento de transações via Pix de todo o mercado” na manhã desta quinta (29).

A companhia explica que desligou o seu sistema Pix por alguns minutos até que a situação fosse restabelecida. “No momento, o serviço está operando normalmente”, disse a empresa em nota enviada 17h15.

O Nubank informou, em nota enviada ás 18h10, que “lamenta o ocorrido e informa que as operações já foram normalizadas”.

O Bradesco também confirmou que na manhã desta quinta o banco passou por momentos de intermitência pontuais na operação de Pix, “que foi regularizada” e segue funcionando normalmente, segundo nota enviada à 18h15.

O Banco do Brasil negou instabilidades em seus sistemas em nota enviada às 15h45. “O BB opera com normalidade com o Pix durante todo o dia”.

O banco Inter também negou qualquer problema. “Não tivemos instabilidades no Pix na data de hoje”, disse a empresa em nota enviada às 17h10.

O Downdetector, página que monitora falhas digitais, apontou que Nubank, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Itaú registravam mais reclamações por falhas no Pix e dificuldades de fazer o login no sistema.

Reclamações sobre Pix no Brasil nesta quinta-feira (29) (Reprodução/ DownDetector Montagem)