PF suspende confecção de novos passaportes no país por falta de verba

Medida passa a valer a partir da 0h deste sábado (19)

Dhiego Maia

Passaporte do Brasil

A Polícia Federal anunciou que suspenderá a confecção de novos passaportes, a partir da 0h deste sábado (19). A medida foi divulgada, por comunicado à imprensa, no início da noite desta sexta-feira (18).

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O setor administrativo da Polícia Federal é o responsável pela emissão do documento, que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas e saídas, vistos e autorizações.

Segundo a PF, a suspensão decorre “da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, disse a instituição.

O agendamento online do serviço e o atendimento presencial nos postos do órgão continuarão funcionando normalmente. “Não há, porém, previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária”, segundo outro trecho do comunicado.

Sinal de alerta

Em meados de agosto, o Ministério da Justiça, pasta em que a Polícia Federal está subordinada, encaminhou um ofício ao Ministério da Economia chefiado por Paulo Guedes informando que o bloqueio de recursos na administração pública federal poderia afetar os serviços relacionados à emissão dos documentos.

A pasta da Justiça também pediu uma suplementação de aproximadamente R$ 75 milhões, mas até o momento não teve seu pedido atendido, o que acabou culminando na suspensão da emissão de novos passaportes.

O documento custa R$ 257,25, mas o dinheiro não é destinado à Polícia Federal, mas ao Tesouro Nacional. Em protestos recentes, servidores da Polícia Federal que cobravam aumento salarial disseram que os recursos disponíveis na instituição não seriam suficientes para manter o serviço ativo por muito tempo.

Tire suas dúvidas em respostas divulgadas pela Polícia Federal sobre o assunto: 

1) Já fui ao posto da PF fazer meu passaporte. Ele será entregue na data prevista?

Sim. Todos aqueles que foram atendidos nos postos de emissão até o dia 18/11 receberão seus passaportes normalmente.

2) Já fiz o pagamento da taxa. Vou receber meu passaporte?

Se você fez o pagamento da taxa, mas ainda não compareceu ao agendamento, não há prazo para entrega do passaporte.

3) Os postos da PF ficarão fechados? E o agendamento online?

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente.

4) Tenho uma emergência. Os passaportes de emergência serão emitidos?

A emissão do passaporte de emergência segue normalmente.

O passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega.

Hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau; para a proteção do seu patrimônio; por necessidade do trabalho; por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

Dhiego Maia

Subeditor de Finanças do InfoMoney. Escreve e edita matérias sobre carreira, economia, empreendedorismo, inovação, investimentos, negócios, startups e tecnologia.