Peugeot 3008 une tecnologia, design e desempenho; InfoMoney testou

O novo utilitário esportivo ficou mais bonito e trouxe inúmeras funcionalidades e novidades que o levaram a ganhar o prêmio de Carro do Ano em 2017 na Europa

Diego Lazzaris Borges

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SÃO PAULO – O Peugeot 3008 foi totalmente reformulado em 2017 e passou da categoria minivan para SUV. A novidade caiu como uma luva: o novo utilitário esportivo ficou bonito e trouxe funcionalidades e novidades que o levaram a ganhar o prêmio de Carro do Ano em 2017 na Europa. O InfoMoney testou o 3008 na versão Griffe Pack e conta a seguir as suas impressões.

Após a reformulação o design ficou mais atraente e um dos destaques é o farol dianteiro full led “recortado” por uma parte do para-choque, o que o deixa com visual esportivo e moderno. O conjunto da grade frontal com o para-choque integrado e o longo capô completam o belo estilo da parte dianteira. Visto de trás o SUV tem linhas futuristas, com a lanterna traseira que também simula recortes e uma “faixa” preta ligando as duas lanternas. O resultado é um design moderno com um quê de exclusividade.   As rodas de 19 polegadas completam a apresentação e dão um ar robusto ao modelo.

Por dentro o 3008 agrada pela beleza e bom gosto na escolha dos materiais. Começando pelo volante, que é achatado (lembrando os carros da F1) e tem uma empunhadura perfeita. Diferentemente da grande maioria dos carros, o motorista olha o painel por cima do volante – e não pelo meio – o que torna a direção ainda mais divertida e interessante. Os bancos têm revestimento em couro e contam até mesmo com massageador (apenas bancos dianteiros), além de extensor para as pernas. Com esses recursos, não é preciso dizer que o nível de conforto é muito alto. O painel tem acabamento em material de boa qualidade e tecido cinza, que dá um ar de sobriedade ao 3008.

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Os botões são bem diferentes das tradicionais esferas que normalmente são usadas para o controle do som e do ar- condicionado: no SUV da Peugeot eles lembram teclas de piano e ficam logo abaixo da saídas centrais do ar-condicionado, podendo ser acessados com muita facilidade. A iluminação interna também agrada. Com luzes azuis no teto e nas portas, o 3008 fica ainda mais bonito por dentro quando anoitece.

O console central é elevado e dá a sensação de que o motorista e o passageiro estão realmente “envolvidos” pelo veículo e pela experiência a bordo. O apoio de braço tem bom espaço para guardar objetos e também é revestido em couro.

O painel totalmente digital permite alterar a visualização dos componentes: com apenas um toque você pode escolher a posição do conta-giros e do mostrador de velocidade, por exemplo. A central multimídia de 8 polegadas é bem completa e tem todas as funcionalidades que se espera de um veículo deste nível, com conexão com smartphones Android ou Apple (via Android Auto ou Apple Carplay). Carregador de celular por indução é outro item disponível no modelo.

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O teto é panorâmico (com abertura só na parte da frente) e tem acionamento elétrico tanto do vidro quanto da cortina. Com 4,44 metros de comprimento e 2,67 metros de entre-eixos, o 3008 acomoda com tranquilidade até 5 passageiros adultos. O assoalho traseiro é plano, o que aumenta o conforto do terceiro ocupante do banco de trás. A saída de ar condicionado na parte traseira complementa o bem-estar de quem senta por ali.

Tecnologia e segurança

Entre os principais itens do novo 3008, um dos destaques é o piloto automático inteligente. Além do já conhecido controle automático de velocidade, o carro freia sozinho e mantém uma distância de segurança se houver um veículo mais lento à frente. Outro destaque é o sistema de frenagem de segurança, que freia o carro automaticamente caso haja algum obstáculo muito próximo e o motorista não reagir a tempo. O sistema funciona assim: primeiro o painel emite um aviso por escrito. Se o motorista não esboçar reação, é emitido um aviso sonoro. Se ainda assim não houver frenagem, o sistema entra em ação e freia o carro para evitar ou minimizar o impacto.

Outro item bacana é o leitor de placas de velocidade. Uma câmera instalada na parte dianteira do 3008 lê as placas de rua com indicação de velocidade e informa o limite da via no painel – ideal para evitar aquelas multas sempre indesejadas.

Entre os dispositivos de segurança, o modelo também vem com 6 airbags e sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis.

Desempenho e consumo

Quando pisa no acelerador a experiência do motorista continua interessante.  O motor turbo THP tem 165cv e torque máximo de 24,5 kgf.m, o que faz o SUV ter uma boa aceleração e se garantir nas retomadas de velocidade. De acordo com a Peugeot, o carro faz de zero a 100 km/h em 8,9 s e velocidade máxima é de 206 km/h.

O câmbio CVT de 6 marchas tem ótimos engates e a alavanca parece um “joystick”, no mesmo estilo de alguns BMWs. A opção Sport permite trocas manuais por meio de borboleta atrás do volante. O consumo é de 9,2 km/l na cidade e de 11,5 km/l na estrada, de acordo com dados do Inmetro.

Na versão Griffe Pack, a mais completa, o 3008 sai por R$ 154.990. O preço é competitivo em relação a SUVs da mesma categoria que oferecem menos opcionais e itens de tecnologia. Tanto que a Peugeot já registra fila de espera pelo modelo nas concessionárias do pais.

Veja fotos do modelo:

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip