Pesquisa revela que consumidor usa mais carnê na compra a prazo

Dados da ACSP mostraram que 34% dos débitos são realizados por essa fonte; crédito pessoal está na sequência (29%)

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) revelou que os brasileiros preferem o carnê quando compram a prazo.

De acordo com os dados, o carnê foi apontado como a principal fonte de financiamento, com 34% dos débitos registrados no Balcão de Atendimento do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O levantamento foi realizado com 703 consumidores durante o mês de março deste ano.

Depois do carnê, o crédito pessoal foi apontado como fonte de financiamento utilizada por 29% dos respondentes, seguido do cartão de crédito (19%) e cheque (18%).

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Carnês x cheques

A pesquisa detectou que os consumidores, mesmo depois de ficarem inadimplentes pelo uso do crediário, passam cheques.

O comportamento foi verificado porque, dentre os inadimplentes com os dois sistemas da associação comercial – SCPC, que se refere às compras a prazo, e SCPC Cheque, que remete às compras à vista -, 53% foram registrados primeiro no SCPC, o que significa que, mesmo negativados, esses consumidores emitiram cheques sem fundo.

Em relação aos cheques sem fundo emitidos, 83% eram pré-datados. Dos consumidores inadimplentes, 30% haviam emitido entre dois e cinco folhas de cheque. No caso dos carnês, a maior parte (36%) tem mais de um em atraso.