Publicidade
SÃO PAULO – O instituto de pesquisa Gartner afirmou que cerca de 20% dos notebooks de uso pessoal quebrarão durante o tempo de vida útil do aparelho, e precisarão de um novo componente de hardware para que voltem a funcionar.
Há três anos, os notebooks tinham 20% de falhas no primeiro ano de uso, passando para 28% no quarto ano. Em 2005 e 2006, o levantamento apontou que no primeiro ano as chances de falha são de 15%, enquanto a estimativa que se faz para daqui quatro anos, é de 22%.
Placa-mãe
As falhas mais freqüentes são na placa mãe e no disco rígido dos notebooks. De acordo com Leslie Fiering, vice-presidente de pesquisas da Gartner, “os fabricantes de computadores portáteis aprimoraram significativamente o design das máquinas para reduzir a ruptura da tela – quando da queda do aparelho – adicionando estruturas e molduras rígidas aos notebooks, além de aumentar o tamanho do espaço entre a tela e o teclado quando o aparelho estiver fechado.”
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
O modem ou o cartão de interface eram as peças mais comuns de serem trocadas em um notebook quando estes apresentavam problemas. Atualmente, estas peças são integradas à placa-mãe, de forma que os especialistas são obrigados a trocar toda a placa para consertar o defeito em um componente.
Desktops
Os desktops apresentam problemas com menor freqüência. Entre os comprados em 2005 e 2006, os que devem apresentar problemas durante o primeiro ano de uso são 5%, enquanto 12% devem parar de funcionar em algum momento durante os quatro primeiros anos de vida útil.