Publicidade
SÃO PAULO – Em 2010, a produção total de veículos híbridos e elétricos totalizou cerca de 1,15 milhão de unidades. Em 2016, segundo as perspectivas da ABI Research, a produção global de veículos com tais tipos de tecnologias vai ficar em torno de 4,9 milhões.
“A grande mudança no mercado em 2011 é a introdução do plug-in híbridos e veículos exclusivamente elétricos de grandes fabricantes como a GM, Nissan e Mitsubishi”, comentou o analista da ABI, David Alexander. O analista ainda ressalta que o custo para a fabricação, tanto dos carros híbridos quanto dos elétricos, ainda é um problema, mesmo contando com os grandes incentivos oferecidos atualmente por diversos países.
Importância dos grandes fabricantes
A pesquisa ainda revelou que o carro híbrido só está se tornando uma opção, pois os principais fabricantes estão introduzindo cada vez mais novos produtos com tal tecnologia.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Nas marcas de luxo, como a Lexus, Audi, Mercedes e BMW, a opção hibrida ainda é muito limitada, concentrada apenas em modelos top de linha. Ford, Toyota e Honda, por sua vez, já oferecem mais opções de produtos com acionamento hibrido. A Hyundai e a Kia também entraram recentemente nesse mercado, com suas versões hibridas do Sonata e Optima.
Evolução
A tecnologia referente às baterias ainda está em desenvolvimento, contando com anúncios regulares, de organizações que trabalham com esse produto, de novas descobertas.
Apesar dos avanços, na prática, a produção em massa desse tipo de bateria ainda vai precisar de no mínimo cinco anos até que os benefícios, em termos de redução de custos, cheguem até os consumidores.
Continua depois da publicidade
Para já, melhoras em termos de preços e performance só será observada se os volumes de produção avançarem.