Pioneirismo

PayPal da eBay permitirá que consumidores paguem com bitcoins

Como maior mercado web do mundo e operadora de um serviço internacional de pagamentos, a eBay é a empresa mais importante até o momento a aceitar a moeda virtual como método de pagamento.

SÃO PAULO – O serviço PayPal da eBay começará a aceitar bitcoins, ao abrir às transações com moedas virtuais a segunda maior de rede de pagamentos por internet do mundo.

“Hoje anunciamos a primeira incursão do PayPal ao bitcoin”, disse Bill Ready, chefe da unidade Braintree da eBay. “Nos próximos meses possibilitaremos que nossos comerciantes aceitem bitcoins. Para o consumidor, será uma experiência impecável”, acrescentou.

Como maior mercado web do mundo e operadora de um serviço internacional de pagamentos, a eBay é a empresa mais importante até o momento a aceitar o bitcoin. A medida poderia possibilitar que as 152 milhões de contas registradas no PayPal realizem transações usando a moeda virtual e estimular um uso e uma aceitação mais generalizados do bitcoin, segundo Gil Luria, analista da Wedbush Securities.

“O fato de o PayPal integrar o bitcoin ao Braintree é um avanço muito substancial”, disse Luria. “Além de possibilitar que alguns dos aplicativos que crescem mais rápido integrem perfeitamente o bitcoin, isso abre as portas para que o PayPal integre o bitcoin a seu principal recurso de carteira. Se isso acontecer, milhões de varejistas começarão de fato a aceitar o bitcoin da noite para o dia”.

A Braintree oferece capacidades de pagamento em sites e aplicativos para dispositivos móveis, como o serviço de reserva de carros com motoristas particulares da Uber Technologies e o Airbnb, o serviço de aluguel de curto prazo de casas para viajantes. “A eBay adquiriu a Braintree por US$ 800 milhões em dinheiro no ano passado com o objetivo de expandir seu negócio de transações móveis. O PayPal e a Braintree trabalharão com a Coinbase, provedor de serviços de pagamento com bitcoins, para habilitar pagamentos com a moeda virtual”, disse Ready.

De acordo com Ready disse que dezenas de milhares de comerciantes no PayPal que usam Braintree poderão aceitar bitcoins se quiserem. “Estamos no momento certo para isso e para ver como impulsioná-lo”, explicou, acrescentando que espera anunciar quais comerciantes aceitarão bitcoins nos próximos meses.

A eBay se uniria a outras companhias ao aceitar o bitcoin, uma moeda virtual que começou a se popularizar em 2013. A Dell Inc. começou a aceitar bitcoins para pagar bens como computadores em julho.

A Dish Networks, a Overstock.com e a Expedia também aceitam a moeda virtual. No total, cerca de 63.000 empresas operam com bitcoins, e os usuários montaram mais de 5 milhões de carteiras digitais para conservar suas posses no final de junho, segundo o CoinDesk, um site que acompanha a utilização da moeda digital.

Os bitcoins surgiram em um artigo escrito em 2008 por um programador ou grupo de programadores com o nome Satoshi Nakamoto, e se tornaram a moeda virtual mais popular. Eles dependem de um livro razão público e de criptografia para registrar transações e proteger a posse.

PUBLICIDADE