Passagem de ônibus e mensalidade escolar elevam inflação em São Paulo

Enquanto as passagens subiram 1,96%, as mensalidades escolares ficaram, em média, 5,38% mais caras

Publicidade

SÃO PAULO – As passagens de ônibus e as mensalidades escolares foram as principais responsáveis pela inflação de fevereiro, que ficou em 0,52%, de acordo com medição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é usado pelo Governo como referência para as metas de inflação e serve de prévia do IPCA.

Mensalidades ficam 5,38% mais caras

Enquanto o valor cobrado pelas mensalidades aumentou 5,38%, as passagens dos ônibus urbanos reajustaram seus preços em 1,96%, em média, nas 11 regiões pesquisadas.

Esse aumento, contudo, foi ainda maior em Brasília (10,70%), Belo Horizonte (6,32%), Rio de Janeiro (4,44%) e Porto Alegre (2,29%).

Combustíveis também contribuíram

O preço do álcool combustível continuou em alta no período pesquisado (de 14 de janeiro a 10 de fevereiro) e deve manter essa tendência até março. O litro do produto aumentou cerca de 5,76%, enquanto o litro da gasolina ficou 0,75% mais caro.

O transporte escolar (5,76%), o seguro de veículos (3,07%), conserto de veículos (1,73%), óleo (1,43%), lubrificação e lavagem (1,30%) e automóveis novos (1,12%) também notaram alta no período.

Alimentos ficaram mais baratos

Segundo o instituto, essa taxa só não foi maior em função da queda nos preços dos alimentos e de artigos de vestuário.

Continua depois da publicidade

Os preços dos alimentos caíram, em média, 0,40%. Destaque para a variação no indicador do frango (-5,03%), carnes (-3,10%), tomate (-26,50%), carne-seca (-7,78%) e cebola (-5,98%). Já os preços de vestuário baixaram 0,28%, em virtude das promoções de verão.