Passageiros são presos por usar celular durante viagens de avião

Três pessoas foram detidas em um mês na China, de acordo com a mídia local

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Viajantes chineses estão sendo presos sob acusação de usar o celular durante o voo. De acordo com o site China.org, houve três casos entre os dias 5 de janeiro e 6 de fevereiro.

Os passageiros de sobrenome Zhang, Niu e Wang foram detidos, de acordo com os relatos do site. A legislação chinesa prevê pena de até 5 dias de cárcere em caso de uso de celulares em voos ou multa de cerca de US$ 7.200. O caso é considerado ameaça à segurança pública.

No primeiro caso, Zhang teria se recusado a desligar o aparelho na decolagem e feito ligações durante a viagem. Enquanto era levada à estação policial, ela teria se recusado a cooperar.

Não perca a oportunidade!

A detenção durou três dias no segundo caso, de Niu. Já o último caso envolveu o passageiro Wang que estaria ouvindo música em seu gadget durante decolagem e pouso.

É seguro?

Cada vez mais, companhias aéreas ao redor do mundo vêm caminhando no sentido oposto ao da proibição de celulares durante o voo. Companhias como a Gol permitem que aparelhos estejam ligados durante todas as fases do voo, desde que guardados nos bolsões dos assentos durante decolagem e pouso. 

Continua depois da publicidade

A instrução de manter celulares desligados ou em modo avião durante viagens aéreas tem relação com potenciais interferências de ondas de rádio nos sistemas das aeronaves. Mas algumas pesquisas demonstram que muitos passageiros esquecem de desligar a emissão de ondas de seus aparelhos e, mesmo assim, esse tipo de interferência é muito raro. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney