Oferecido por

Pagamentos com cripto: as vantagens para comerciantes e consumidores

Sistemas de pagamento têm aumento de eficiência com a integração de Bitcoin e outras criptomoedas, e comércio atrai novos clientes

MoneyLab

Publicidade

A adoção das criptomoedas tem se expandido na maior parte dos países à medida que mais pessoas são atraídas pela descentralização, velocidade e redução de custos associadas a essa indústria. Esse crescimento vem puxando a demanda e a oferta de serviços e produtos que permitam o uso das criptomoedas no dia a dia, como os meios de pagamentos.

Criptomoedas chegam anunciando uma nova era de transações e com elas os pagamentos alcançaram novos níveis de eficiência. Os comerciantes que optam por integrar pagamentos cripto aos clientes, seja offline ou online, ganham uma vantagem competitiva sobre as empresas que demoram a aceitar ativos digitais.

Grandes marcas globais já oferecem a possibilidade de pagamento por produtos e serviços em cripto em seus canais usando plataformas como o  Binance Pay, serviço da maior exchange de criptomoedas do mundo. O movimento de empresas como essas têm papel fundamental na aceleração da adoção de moedas, como o Bitcoin e o  BNB. Ao aceitar pagamentos em cripto, as empresas também se beneficiam com aumento de velocidade nas transações (os pagamentos em cripto são liquidados imediatamente), redução de custos e programabilidade.

“Os comerciantes valorizam métodos que sejam seguros, instantâneos, confiáveis e tecnicamente estáveis”, afirmou o Banco Central Europeu em estudo sobre novos meios de pagamento, divulgado em março de 2022. Entre as opções listadas estão os aplicativos móveis, dinheiro eletrônico, dinheiro em espécie, vouchers (como cartões de alimentação) e criptomoedas. “A oferta de uma variedade de métodos de pagamento foi motivada pelo desejo de atrair e satisfazer os clientes”, completou.

Como começar a investir em criptos com segurança e sucesso

Novos clientes e eliminação de intermediários

85% das empresas com renda anual de US$ 1 bilhão estão adotando pagamentos com criptomoedas para atrair novos clientes, e 82% são movidos pela eliminação de intermediários, segundo pesquisa da PYMNTS. O estudo também mostrou que 77% dos comerciantes entrevistados são atraídos a aceitar criptomoedas por causa das taxas de transação mais baixas

Embora a adoção generalizada de criptomoedas por consumidores comuns possa levar mais alguns anos, o aumento inicial na adoção vem ocorrendo em verticais específicas, como indústrias relacionadas a jogos e mídia. Os pagamentos B2B estão abrindo o caminho  destacando as vantagens da liquidação instantânea, disponibilidade e custos mais baixos em comparação com as transferências eletrônicas tradicionais. E para isso se tornar possível os gateways de pagamento são peça fundamental para que os pagamentos em cripto cheguem a mais empresas e pessoas.

O que são gateways de pagamento cripto e como eles funcionam?

Gateways de pagamento cripto são soluções de comércio eletrônico que permitem ao cliente pagar em criptomoedas com a mesma facilidade que outros métodos de pagamento tradicionais como dinheiro, cartão de crédito ou débito e PIX. Eles são populares entre os entusiastas cripto e hoje já são integrados a vários sites de marcas conhecidas.

Os gateways de pagamento são os intermediários que coletam pagamentos do cliente e os transferem para a conta do fornecedor após cobrar uma pequena taxa por seus serviços. Eles são usados ​​porque, caso contrário, os fornecedores teriam que configurar canais de pagamento por conta própria e cuidar da infraestrutura digital, logística em nuvem e segurança. Os gateways de pagamento cuidam de tudo isso e oferecem um pacote de soluções aos fornecedores. O Binance Pay, ferramenta de pagamento da maior exchange de criptomoedas do mundo, executa a mesma função para os pagamentos com criptomoedas.

Para Tobias Adrian e Tommaso Mancini-Griffoli, do Fundo Monetário Internacional, “algumas das tecnologias em rápida evolução por trás das criptomoedas” podem ter um papel relevante no processo de inovação e personalização de serviços financeiros.  Além do setor privado, o “setor público também deve aproveitar a tecnologia para atualizar sua infraestrutura de pagamento e garantir interoperabilidade, segurança e eficiência nas finanças digitais”, escrevem.

Vantagens dos gateways de pagamento cripto

Várias vantagens dos gateways de pagamento cripto tornaram a adoção da criptomoeda mais rápida. Alguns deles são:

Vários gateways de pagamento cripto se tornaram peças importantes para empresas de comércio eletrônico. Os gateways de pagamento cripto são soluções de negócios recentes, mas o crescente uso da tecnologia blockchain tem atraído até players tradicionais, em busca de rapidez, redução de custo e confiabilidade.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.