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PACCO conquista ‘público além da alimentação saudável’ e cresce 6 vezes em 2 anos

Marca completou uma década com produtos que associam qualidade de vida, tecnologia, estilo e sustentabilidade

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Garrafas, copos, potes, mochilas e bolsas térmicas. Essas são principais linhas de produtos da PACCO, uma marca premium que se tornou uma das mais desejadas do país em seu segmento ao associar valores como alimentação saudável, sustentabilidade, inovação, tecnologia, moda e design em seu portfólio. Vendendo seus produtos pelo póprio site e em lojas que compartilham dos mesmos valores, a marca vem conquistando mercado em ritmo acelerado.

De um negócio que empregava sete pessoas até 2021, a PACCO deve atingir a marca de 100 colaboradores até o final deste ano, sem contar os empregos indiretos gerados na fabricação dos produtos. Nos últimos dois anos, cresceu seis vezes de tamanho.

A empresa foi criada em 2013 pela empreendedora Bridilla Gobbi, responsável hoje pela área de marketing. Formada em moda, ela atuava na confecção de bolsas e acessórios para empresas quando uma amiga lhe fez um pedido especial. “Ela tinha uma restrição alimentar e perguntou se eu poderia fazer uma bolsa térmica para que ela pudesse levar alimentos para o trabalho”, lembra Bridilla. “Ali surgiu a ideia de produzir não apenas para ela, mas para outras mulheres em busca de uma bolsa térmica com estilo de bolsa feminina.”

Os valores que caracterizam a marca refletem a história e o perfil da fundadora e dos familiares que se associaram a ela no negócio: a irmã, a prima, o cunhado e o marido. Bridilla conta que sua família, de origem italiana, sempre valorizou o cuidado com a alimentação saudável. “Minha mãe fazia a gente levar cenoura, pepino ou outro lanchinho saudável na bolsa”, ela recorda.

Praticar e promover o consumo consciente, a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental é outra característica marcante de sua personalidade que acabaria incorporada à proposta de valor da PACCO. Para produzir as bolsas, por exemplo, ela contratou fornecedores que trabalham com materiais reciclados e fios sem tingimento, que dispensam o uso de água, e oferecem boas condições de trabalho aos profissionais de costura. “O slogan da PACCO – ´viva ainda melhor´– tem que funcionar para todo mundo: para os clientes, mas também para quem trabalha com a gente e para os nossos fornecedores”, ela explica.

Novo segmento, mesmo cuidado

Em 2018, a marca ingressou no mercado de garrafas, copos e potes térmicos, que estava começando a ganhar espaço no mundo e se tornaria uma febre nos anos seguintes, e suas vendas decolaram. Em pouco tempo, essa linha de produtos se tonou o carro-chefe da PACCO.

O cuidado com a sustentabilidade ambiental permaneceu o mesmo. Juntamente com a irmã e o cunhado, Bridilla foi buscar na China um fornecedor com certificação de sustentabilidade para fabricar os produtos. E mais: exigiu que a empresa não utilizasse plástico descartável em suas embalagens, nem mesmo plástico-bolha, um item onipresente no transporte internacional de

produtos manufaturados. “Eles insistiram que as garrafas e os copos tinham que vir no plástico- bolha, nós dissemos que não, buscamos uma alternativa e hoje nossos produtos vêm em uma embalagem linda, feita 100% em papel reciclado”, ela conta.

A qualidade dos produtos é um dos grandes atributos da marca. As garrafas e os copos da PACCO empregam a melhor tecnologia de preservação térmica do mercado, que se caracteriza pela distância entre as paredes de inox e o vácuo formado entre elas. “Nossas garrafas mantêm as bebidas geladas por mais de 24 horas e quentes por mais de 12 horas”, afirma Bridilla. “Se encher de gelo, fica com gelo por até três dias.”

A linha de produtos atende às mais diversas necessidades do dia a dia, com garrafas, copos e potes de diferentes tamanhos, cores e formatos. “São produtos muito versáteis”, ela destaca. “Podem ser usados por qualquer pessoa, de qualquer idade, em diferentes situações do dia a dia, como em casa, no trabalho, no carro ou na academia.”

Outro diferencial é a elegância do design e as opções de customização. O portfólio da PACCO conta com 45 cores de produto e uma linha de acessórios que inclui tampas, capas, canudos ecológicos, anéis de silicone, alças, adesivos decorativos e outros itens. Além disso, a marca permite personalizar garrafas e copos térmicos com a impressão a laser de nomes, palavras ou frases diretamente nos produtos. Segundo Bridilla, muitos clientes, após comprar um produto para uso pessoal, acabam comprando novamente para presentear outras pessoas. “Nossa taxa de recorrência de compra é altíssima”, ela diz.

O principal canal de vendas da PACCO é sua loja de e-commerce, apoiada por uma equipe de atendimento que orienta e tira dúvidas de clientes. Os produtos da marca também estão presentes em cerca de 400 lojas físicas de parceiros voltados ao mesmo perfil de cliente em diversas cidades do País.

Boas práticas empresariais

Além do ingresso no segmento de garrafas e copos térmicos, outro fator que acelerou o crescimento da PACCO foi a sua estruturação corporativa. Um dos principais responsáveis por esse trabalho é Victor Trapp, marido de Bridilla, que se tornou seu sócio há três anos, depois de uma bem-sucedida carreira como executivo e depois empresário do setor de seguros. Hoje, ele ocupa o cargo de diretor comercial e financeiro da PACCO.

A estruturação teve início em 2021, com foco na implantação de boas práticas empresariais envolvendo TI, operações, supply chain, distribuição e governança, resultando em maior autonomia e criação de um nível médio de gerência. Desde então, a PACCO cresceu seis vezes de tamanho, com aumento de colaboradores, faturamento, pontos de venda e portfólio de produtos.

A empresa também vem fazendo um trabalho importante para fortalecer sua presença em todas as regiões do País, patentear seus produtos, ampliar seu portfólio e explorar novas oportunidades de crescimento.

A realização de campanhas de marketing conectadas com os valores da marca representa outro foco de investimento. Entre as ações nesse sentido, um destaque é uma campanha criada para se contrapor à Black Friday, batizada de Social Friday. Nessa data, ao invés de dar descontos, a PACCO destina parte da receita da venda de seus produtos a instituições filantrópicas envolvidas em causas como o apoio a crianças com doenças graves ou raras, a ajuda a mulheres com câncer e a limpeza de mares e oceanos.

A Social Friday teve um início modesto em 2022, cresceu em 2023 e deverá ganhar ainda mais destaque em 2024, incluindo a realização de um evento físico para apresentar essas causas a clientes e parceiros estratégicos da empresa. “Queremos incentivar outras pessoas e empresas a apoiar causas sociais e ambientais”, explica Bridilla.

Onde encontrar: A Pacco comercializa seus produtos em sua loja na internet e em cerca de 400 lojas parceiras em diversas cidades do País. A marca possui perfis no Instagram, no tiktok, no Facebook, no Youtube, no Pinterest e no LinkedIn e oferece serviço de atendimento ao cliente também pelo telefone (11) 2536-1104 e pelo WhatsApp (11) 93090-7043.

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