Publicidade
SÃO PAULO – O país que tem a melhor imagem do mundo é a Alemanha, de acordo com o estudo National Brands Index 2017, elaborado pela consultoria Gfk. Foram analisados seis pilares para elaboração do ranking: governança, cultura, pessoas, turismo, exportações e imigração/investimento; a Alemanha teve destaque nos três primeiros deles.
Chama atenção para esta edição do ranking não a ascensão da Alemanha da segunda para primeira posição, mas a queda dos Estados Unidos da primeira para a sexta posição. O estudo atribuiu como causa para o rebaixamento o “efeito Trump”, que pode ter prejudicado a imagem do país.
No total, 50 países participaram do estudo, entre eles o Brasil – que não entrou para o top 10 e, no ranking da América Latina, ocupa o segundo lugar, atrás da Argentina. Além dos seis critérios estabelecidos, o Brasil e outros quatro países foram analisados também considerando a etnia.
Masterclass Gratuita
Rota Liberdade Financeira
Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O país ainda tem boa classificação em três fatores: exportações (2º), imigração/investimentos (5º) e cultura (2º). Na categoria governança, entretanto, o país caiu da 19ª para a 23ª posição. Também foi o único país entre os 50 que teve uma variação negativa em comparação ao estudo de 2016, de 0,63 pontos.
Os quatro países que mais “cresceram” no ranking em relação à pontuação foram: Japão, com um acréscimo de 2,12 pontos; França, com variação positiva de 1,56; Suíça, que ganhou 1,34 pontos; e Suécia, com um aumento de 1,30 pontos.
Confira a seguir o top 10 completo do ranking:
Continua depois da publicidade
Classificação | País |
1 | Alemanha |
2 | França |
3 | Reino Unido |
4 | Canadá |
5 | Japão |
6 | Estados Unidos |
7 | Itália |
8 | Suíça |
9 | Austrália |
10 | Suécia |