Os britânicos estão com medo de visitar esses países; entenda as razões

A indústria de turismo vem sofrendo muito nos últimos tempos em alguns países

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Muitas pessoas sonham em conhecer as pirâmides no Egito, ou ainda passear de balão pela Turquia. Contudo, a situação política em algumas das nações mais desejadas por turistas não parece ser das mais fáceis ultimamente. O site britânico CNN Money listou três países que se tornaram muito assustadores para os turistas.

1 – Egito
As perspectivas para a indústria de turismo do Egito estão se tornando terríveis após vários desastres de aviação e anos de agitação política desde 2011 com a Primavera Árabe. O número de visitantes no país bateu o recorde de 14 milhões em 2010 e, desde então, despencaram para cerca de 9 milhões ano passado, com expectativa de mais quedas nesse ano.

De acordo com a firma de pesquisas Euromonitor International, o número de visitantes no Egito caiu 46% no primeiro trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Tunísia
Esse pequeno país espremido entre a Líbia e a Argélia no norte da África sofreu uma queda próxima de 20% no turismo internacional no primeiro trimestre de 2016 na sequência de dois ataques terroristas que miraram especificamente turistas internacionais por parte da organização Estado Islâmico.

O primeiro ataque, em março de 2015 mostrou terroristas atacando visitantes em um popular museu no centro da capital do país, matando mais de 20 pessoas. O segundo ataque, em junho de 2015 foi de um atirador atacando turistas em um hotel e que acabou matando 38 pessoas, a maioria delas britânicos.

3 – Turquia
A Turquia está entre os países mais visitados no mundo, sendo que recebeu 40 milhões de turistas no ano passado de acordo com a organização de turismo da ONU. Mas ela está sofrendo vários problemas que estão detonando o setor nesse ano, incluindo terrorismo e uma disputa política com a Rússia.

Continua depois da publicidade

A Rússia basicamente parou de enviar turistas para a Turquia como um movimento de retaliação após a nação ter derrubado um avião de guerra russo em dezembro. Vale lembrar que o país é o segundo maior mercado de turistas para a Turquia, então essa tensão cortou imediatamente uma perspectiva de 5 milhões de visitantes.

Como se não bastasse, vários bombardeios terroristas em Istambul e Ancara convenceram muitos viajantes europeus, em especial os alemães e os britânicos, a passar suas férias em outro lugar.