Os 10 países com maior “qualidade econômica” do mundo – Brasil é o 44º

Ranking de prosperidade leva em conta o “sub-indicador” de qualidade econômica

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Existem 43 países cuja “qualidade econômica” é melhor que a do Brasil, e 104 que estão abaixo neste sentido. A análise é do índice de prosperidade do instituto britânico Legatum, realizado com base em dados de 2016.

Neste índice, a categoria econômica leva em conta a abertura econômica, indicadores macroeconômicos, base para crescimento, oportunidades econômicas e eficiência do setor financeiro.

Há outras categorias envolvidas: ambiente de negócios, governabilidade, educação, saúde, segurança, liberdade pessoal, capital social e ambiente natural. No ranking geral, o país fica na 55ª posição.

Continua depois da publicidade

Sobre o ambiente brasileiro, o ranking destaca uma estagnação na melhora dos níveis de pobreza relativa e absoluta nos últimos dois anos, em comparação com a “redução dramática” entre 2007 e 2015. Os sub-indicadores que mais sofreram com isso foram governabilidade e, justamente, o de qualidade econômica.

De acordo com a publicação, o nível de prosperidade brasileiro está “perto do esperado” levando em conta o PIB – isso se manteve na última década. “Todavia, o fato de a entrega geral estar estática mascara déficits de crescimento em saúde e ambiente para negócios”, alerta a pesquisa.

Confira, a seguir, os 10 países com melhor “qualidade econômica” do mundo, de acordo com o Legatum, e suas posições no ranking geral.

Continua depois da publicidade

Posição País Posição no ranking geral
1 Nova Zelândia 1
2 Holanda 7
3 Suécia 8
4 Suíça 4
5 Alemanha 11
6 Dinamarca 9
7 Noruega 2
8 Singapura 19
9 Luxemburgo 12
10 Reino Unido 10

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney