Publicidade
SÃO PAULO – No mês de fevereiro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou 124 milhões de celulares em uso no Brasil. Com novos lançamentos e novas tecnologias, muitos aparelhos se tornam obsoletos, sem falar nas baterias, que não podem em hipótese alguma ser jogadas no lixo comum.
Pensando nisso, muitas operadoras de celular já iniciaram projetos para recolher os aparelhos, acessórios e baterias sem uso, e destiná-los a reciclagem.
Empresas
Esse é o caso da Vivo, Tim, Claro e Oi que disponibilizam em suas lojas pontos de coleta para o depósito de equipamentos fora de uso.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
A Vivo já possui o programa há mais tempo, e afirma que, até setembro de 2007, foram coletados 27.180 aparelhos e acessórios que foram encaminhados para a reciclagem, e outros 4.215 para recuperação e reutilização.
A operadora iniciou o projeto em novembro de 2006, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e pretende expandi-lo para todo o país até o fim deste semestre.
Já a Claro deu início ao seu projeto neste ano, e garante que, até julho, todos os pontos de venda e os 3,3 mil agentes autorizados terão urnas para a coleta dos aparelhos, acessórios e baterias.
Continua depois da publicidade
A TIM também informa que as lojas próprias da empresa e alguns revendedores possuem caixas de coleta para recolher o material sem uso, que são devolvidos aos fabricantes, para que sejam reciclados.
Esse também é o caso da Oi, que possui pontos de coleta em todas as franquias, para recolhimento das baterias de celulares e de telefones fixos sem fio, que são encaminhados aos fabricantes.