Operadora telefônica da Wikipédia começa sua expansão global

O TPO (The People’s Operator), que já operava no Reino Unidos, agora funciona nos Estados Unidos

Publicidade

SÃO PAULO – Em 2012, Jimmy Wales, criador da Wikipédia, fundou a TPO (The People’s Operator), uma operadora de telefonia virtual. Inicialmente, ela estava estabelecida somente no Reino Unido; agora a empresa resolveu expandir globalmente.

De acordo com o site Tech Times, a operadora passou a operar também nos Estados Unidos.

Diferente das empresas normais, a TPO aluga a infraestrutura e redes de transmissão que não estão sendo utilizadas pelas operadoras que já estão no país – dessa forma, ela reduz gastos para expansão e otimiza o funcionamento das demais empresas.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, a operadora do Wikipédia possui fins filantrópicos por traz de tudo isso. Apesar de cobrar taxas similares ao que é visto no mercado, ela repassa 25% do lucro total para instituições de caridade e projetos sociais. Os clientes também podem doar 10% do que é gasto com a mensalidade para essas mesmas instituições.

O serviço, que começou a funcionar no território norte-americano na última terça-feira (21), irá oferecer uma série de opções fora do contrato, incluindo um plano que custa US$ 32 por mês, com chamadas e mensagens de texto ilimitadas e 2GB de dados.

A Wikipédia também possui outro projeto interligado com operadoras de telefonia, a Wikipédia Zero, que pretende firmar parcerias com empresas de telefonia ao redor do mundo para oferecer acesso gratuito à Wikipédia para populações de países pobres.