Publicidade
SÃO PAULO – Os rumores de que a operadora do Google seria lançada nesta última quarta-feira (22) foram concretizados: o Project Fi, serviço de telecomunicações da empresa, foi oficialmente anunciado. Por enquanto, ele é limitado aos Estados Unidos e para usuários do smartphone Nexus 6, também do Google.
Segundo a gigante, o objetivo do projeto é “tirar a tecnologia do caminho para que você possa se comunicar por meio de qualquer tipo de rede ou dispositivo que você estiver usando”. Com base na localização do usuário, o serviço seleciona automaticamente a melhor rede a ser usada, seja WiFi ou 4G.
As operadoras de rede 4G parceiras do projeto são as americanas T-Mobile e Sprint, sendo que conecta o dispositivo à que tiver melhor sinal no local do usuário. Por exemplo, será possível iniciar uma ligação por WiFi e transferi-la para a rede de celulares quando sair do alcance da rede. Outro benefício do Project Fi é que ele hospeda seu número de celular na nuvem, permitindo o acesso e uso de qualquer plano de dados vinculado ao número e de qualquer smartphone, tablete ou computador. Ou seja: o usuário pode usar o número de celular em qualquer dispositivo que possua o Google Hangouts.
Continua depois da publicidade
O Google atualmente oferece um plano “modular” para os usuários: o preço inicial é de US$ 20, que dá direito a ligações e mensagens ilimitadas, mais US$ 10 por cada gygabite de dados utilizados. Se o usuário adquirir um plano com 3GB de dados e usar apenas metade, o valor correspondente aos dados não utilizados serão reembolsados.
O Nexus 6 é o único aparelho com hardware e software adequados para o serviço, por isso a restrição a esse aparelho. Por enquanto, a cobertura está disponível em algumas regiões dos Estados Unidos, mas é possível solicitar um convite para o programa de acesso antecipado do serviço em seu site.
Confira o vídeo explicativo do Google sobre o Project Fi: